GDF entrega geladeiras no Vale do Amanhecer

Programa "Cidadania com Energia" permite economia de até 65% na conta de luz e redução da sobrecarga das redes da CEB

Brasília 17/08/2013   O Governadora Agnelo Queiroz e a primeira dama Ilza Queiroz durante Cidadania com Energia-Entrega de Geladeiras e Lâmpadas no Vale do Amanhecer
Local: Lote vazio na entrada do Vale do Amanhecer
Foto: Dênio Simões/GDF
Brasília 17/08/2013 O Governadora Agnelo Queiroz e a primeira dama Ilza Queiroz durante Cidadania com Energia-Entrega de Geladeiras e Lâmpadas no Vale do Amanhecer Local: Lote vazio na entrada do Vale do Amanhecer Foto: Dênio Simões/GDF (Foto: Leonardo Attuch)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Isabel Freitas, da Agência Brasília

PLANALTINA (17/8/13) - Mais 200 geladeiras foram substituídas por novas durante ação do programa "Cidadania com Energia", realizada hoje no Vale do Amanhecer, em Planaltina, para garantir uma economia de até 65% na conta de luz e uma redução da sobrecarga das redes de energia. 

"Os técnicos passaram na minha casa no início do ano e agora fico feliz de receber a geladeira. Vou economizar na minha conta e ganhar um equipamento que eu não teria condições de comprar", comemorou a atendente Aiana Paula Bezerra de Lima, moradora da cidade há uma década.

A geladeira nova consome, em média, 40% da energia gasta pelo refrigerador antigo. Para a troca, técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) fazem visitas às residências para analisar as condições dos equipamentos, que devem ter mais de 10 anos de uso.

Além de trocar equipamentos ineficientes, o programa promove a retirada de ligações clandestinas, instalações de medidores de energia elétrica e de iluminação pública, iniciativas que estimulam convívio social da comunidade em ruas e praças.

"Esse programa é maravilhoso porque mostra que a empresa, que estava quebrada, está fazendo investimentos não só para melhorar a energia, mas para as pessoas que mais precisam. Esse recurso que as famílias economizam pode ser usado em outras necessidades", reforçou o governador Agnelo Queiroz, durante a cerimônia de entrega das geladeiras.

A ação cadastrou 82 mil famílias e a previsão é trocar 24 mil geladeiras até outubro de 2014. Com a entrega de hoje, a substituição chegou a 4.725 casas.

"É importante ressaltar que ninguém vai pagar por essas doações da CEB. Nossa expectativa é beneficiar mais de 150 mil pessoas", complementou o diretor da companhia, Rubem Fonseca.

O valor de cada geladeira adquirida pela CEB, por pregão, é de R$ 517,20.

O programa também faz a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Hoje, 6 mil foram doadas.

 

Participaram do evento a primeira-dama, Ilza Queiroz, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, a secretária da Mulher, Olgamir Amância, e o administrador de Planaltina, Nilvan Vasconcellos.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email