CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Hackers atacam sistema do GDF e não deixam rastro

Uma tentativa de ataque hacker atingiu aproximadamente 80 órgãos do governo do Distrito Federal. Invasores usaram um ransomware, para restringir o acesso ao sistema infectado

Palácio do Buriti (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma tentativa de ataque hacker atingiu nessa quinta-feira (5) aproximadamente 80 órgãos do governo do Distrito Federal. Invasores usaram um ransomware. Trata-se de software nocivo, que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate em criptomoedas para o restabelecimento do acesso. Caso não ocorra o pagamento, arquivos podem ser perdidos ou até mesmo publicados na internet.

Os responsáveis pela investida são profissionais quando o assunto é invasão e infecção de sistemas, de acordo com as apurações iniciais feitas pela Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma fonte da PCDF disse ao site Metrópóles (DF) que quem está por trás da invasão não é iniciante no mundo da pirataria cibernética. "Neste tipo de ataque, muitas vezes, o hacker chama atenção do pessoal da segurança da informação simulando uma falha no sistema para que esse erro seja corrigido", afirmou. 

"Quando a equipe está trabalhando para solucionar a instabilidade, o hacker descobre outras vulnerabilidades. É tipo uma cortina de fumaça e os criminosos fazem outra modalidade de ataque em paralelo. Procuram portas abertas e atacam os servidores", acrescentou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Invasão ao STJ

Um hacker também invadiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e criptografou todo o acervo de processos da Corte. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as circunstâncias do crime. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO