Maio fecha com 37,8% a menos de homicídios

Número é em relação a abril; nos três primeiros meses de 2012, criminalidade no Distrito Federal se equiparou aos índices do Entorno; secretaria de Segurança atribui queda ao plano de segurança Ação Pela Vida; em quatro dias desta semana, Polícia prendeu 398 criminosos por tráfico de drogas

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Brasília 247 – Lançado em meados de abril, o novo plano de segurança do Governo do Distrito Federal começa a apresentar resultados. Na tarde desta sexta-feira 1, o secretário de Segurança, Sandro Avelar, apresentou dados que mostram na redução da criminalidade no Distrito Federal no mês de maio.

De acordo com a pasta, os homicídios caíram 37,8% em relação a abril de 2012 e 16,4% em comparação com maio de 2011. Também houve queda no número de sequestros relâmpagos, com 25,9% a menos do que no quarto mês do ano, e aumento de apreensões de arma de fogo ilegal, com 23% a mais.

Neste ano, 5.034 pessoas já foram presas por tráfico de drogas, crimes contra a vida ou contra o patrimônio e porte ilegal de arma de fogo.

Avelar destaca que o trabalho do Ação Pela Vida só é possível por meio de um esforço conjunto em diversas áreas. "A política de segurança se faz também com a participação de outras áreas como Sedest e CEB", explica o secretário.

No primeiro trimestre deste ano, o DF teve 197 mortes violentas, número 16,6% maior do que no mesmo período de 2011. A quantidade de casos de sequestros relâmpago também foi assustadora, com média de dois por dia. Somente em março, 61 pessoas foram vítimas deste crime.

Ação Pela Vida

O plano de segurança do Distrito Federal foi lançado no dia 19 de abril. Com ele, o DF é dividido em quatro grandes áreas, cada uma sob o comando de um delegado da Polícia Civil e um Comandante da Polícia Militar. O objetivo é que as duas unidades trabalhem em conjunto para diminuir os índices de criminalidade, que em março e abril deste ano foram alarmantes.

Confira as áreas:

- Metropolitana:delegado Anderson Espíndola. São as áreas da Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, SIA, Estrutural e Park Way quadras 4 e 5.

- Leste: delegado Márcio Salgado. Estão inclusas as áreas de Fercal, Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Itapuã, Paranoá, Varjão, Lago Norte, São Sebastião e Jardim Botânico.

- Sul: delegado Flamarion Vidal. Corresponde as áreas de Santa Maria, Gama, Park Way quadras 1, 3 e de 6 a 29, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirantes, e Candangolândia.

- Oeste: delegado Adval Matos. Compreende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247