Museu da República recebe obras de Obregón

A exposição faz parte de um ciclo de mostras no museu com grandes artistas da América Latina, que já incluiu pintores como Oswaldo Guayasamin, do Equador, e Armando Reverón, da Venezuela

A exposição faz parte de um ciclo de mostras no museu com grandes artistas da América Latina, que já incluiu pintores como Oswaldo Guayasamin, do Equador, e Armando Reverón, da Venezuela
A exposição faz parte de um ciclo de mostras no museu com grandes artistas da América Latina, que já incluiu pintores como Oswaldo Guayasamin, do Equador, e Armando Reverón, da Venezuela (Foto: Leonardo Attuch)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da Agência Brasil 

Brasília – O Museu Nacional da República, em Brasília, recebe até o dia 5 de janeiro a exposição Geografias Pictóricas – A Exploração do Espaço na Paisagem de Alejandro Obregón. Na mostra estão expostas 32 obras do pintor colombiano, considerado um dos ícones da arte do país durante o século 20.

A exposição faz parte de um ciclo de mostras no museu com grandes artistas da América Latina, que já incluiu pintores como Oswaldo Guayasamin, do Equador, e Armando Reverón, da Venezuela. 

A exposição está dividida em seis espaços de acordo com os conceitos de interação que Obregón tinha com a natureza. Na primeira parte da exposição, por exemplo, estão as obras intituladas Geografias do Desdobramento, feitas a partir da projeção de objetos, naturezas-mortas e animais.

Nos quadros identificados como Geografias da Cor, o pintor usa traços e manchas de cor para gerar a sensação de profundidade e criar uma paisagem bidimensional na tela. O conceito entre natureza e paisagem faz parte da maioria dos trabalhos da carreira de Obregón.

De acordo com os curadores da exposição, o pintor sempre se interessou em retratar a realidade, com foco nas paisagens dos locais por onde passou, como a Cordilheira dos Andes, o mar do Caribe e a Amazônia. 

A exposição pode ser visitada até 5 de janeiro de 2014, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, no mezanino do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. A entrada é gratuita.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247