PSOL pede ao MPF investigação sobre "tribunal ideológico" no Enem
O Inep preparou uma portaria que estabelece uma instância permanente para analisar o Enem, podendo vetar "questões subjetivas" e tendo atenção a "valores morais". Parlamentares do PSOL querem também que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, se esclareça na Câmara
247 - O PSOL solicitou ao Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira, 18, uma investigação sobre o plano do governo Jair Bolsonaro de criar um "tribunal ideológico" para avaliar quais questões poderão ser usadas no Enem, segundo a Folha de S.Paulo. Parlamentares da legenda querem que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, se esclareça na Câmara dos Deputados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) preparou uma portaria que estabelece uma instância permanente para analisar o Enem, podendo vetar "questões subjetivas" e tendo atenção a "valores morais". A área técnica do instituto se colocou contrária à medida, alegando já haver processos técnicos consistentes de elaboração e escolha dos itens.
O PSOL destaca os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e que violações configuram improbidade administrativa."As instituições não podem permitir que os vieses autoritários e antidemocráticos da gestão à frente do Poder Executivo Federal contaminem a gestão pública através de censuras e aparelhamentos", diz ofício.
Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:
