CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

"Se não for favorável a nós, vai ter derramamento de sangue", diz liderança indígena sobre julgamento do marco temporal

Declaração é da liderança indígena Isabel Tukana, do povo Tukano, no Paraná, que está em Brasília no acampamento Luta pela Vida em protesto contra o julgamento do STF

(Foto: Reprodução | Ubiratan Suruí / Mídia NINJA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  Em entrevista ao programa Giro das 11 da TV 247, a líder indígena Isabel Tukana do povo Tukano, do Paraná, disse que caso a votação do marco temporal não prestigie os indígenas, haverá "derramamento de sangue". 

Isabel soma-se ao mais de seis mil indígenas que estão acampados em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar a votação do marco temporal, que coloca em risco o futuro de terras indígenas e quilombolas no país. De acordo com o marco temporal, índios só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estivessem estabelecidos antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A decisão irá afetar a todos, principalmente aqueles que vêm de retomadas, como eu. O impacto maior é dentro da floresta e da água”, destaca Isabel 

Isabel destaca ainda que cada segundo é valioso para os povos indígenas. “Cada segundo que passa, para nós indígenas, significa milhares de invasores em nossas terras. São várias tentativas de invadir as terras, tirar madeira”, acrescenta. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A líder indigena diz ainda que a luta de seu povo vai além da defesa do solo. “Temos o problema de revitalizar as terras abandonadas pelo Estado e ainda temos que lidar com a especulação imobiliária”, conclui, em referência ao PL nº 3.729/2004, que flexibiliza e/ou extingue o licenciamento ambiental de obras e empreendimentos.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO