Tranquilidade marca a virada na Esplanada

Um público de 80 mil pessoas participou da festa da virada na Esplanada dos Ministérios na madrugada desta quarta-feira (1º) e, de acordo com a Polícia Militar, o evento foi considerado tranqüilo, com nenhum registro de crimes graves

Um público de 80 mil pessoas participou da festa da virada na Esplanada dos Ministérios na madrugada desta quarta-feira (1º) e, de acordo com a Polícia Militar, o evento foi considerado tranqüilo, com nenhum registro de crimes graves
Um público de 80 mil pessoas participou da festa da virada na Esplanada dos Ministérios na madrugada desta quarta-feira (1º) e, de acordo com a Polícia Militar, o evento foi considerado tranqüilo, com nenhum registro de crimes graves (Foto: Leonardo Attuch)

Kelly Ikuma, da Agência Brasília

BRASÍLIA (1/1/14) - Um público de 80 mil pessoas participou da festa da virada na Esplanada dos Ministérios na madrugada desta quarta-feira (1º) e, de acordo com a Polícia Militar, o evento foi considerado tranqüilo, com nenhum registro de crimes graves, apenas de pequenos delitos como furto de carteiras. Mil PMs garantiram a segurança no local, além de 67 bombeiros e 35 homens da Polícia Civil.

Esse ambiente pacífico já era previsto pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que organizou um esquema de segurança semelhante à da festa do ano passado, quando também não foram registradas ocorrências graves. Todos os participantes foram revistados no momento em que chegarem ao local, seja pela Rodoviária do Plano Piloto, como pelas escadas localizadas atrás dos prédios dos ministérios.

Foram seis horas de festa, que começou às 21h com a apresentação da dupla Bonni e Belluco e terminou às 3h, ao som do grupo Sorriso Maroto. A grande atração da noite foi o cantor sertanejo Luan Santana, que, após cantar vários sucessos de sua autoria e de outros cantores do momento, fez a contagem regressiva com o público, que curtiu ainda uma roda de samba com Adora Roda, Ellen Oléria e Cris Pereira.

Para marcar a chegada do novo ano, dez toneladas de fogos de artifício foram lançados da Praça dos Três Poderes e de dez torres ao longo da Esplanada. Foram 18 minutos de show de luzes, sincronizadas com músicas como "Te Amo Brasília", do cantor Alceu Valença; "Brasileirinho", de Waldir Azevedo; a "9ª Sinfonia de Beethoven", além de outras canções com temas que homenageiam Brasília.

PRAINHA - Cerca de oito mil pessoas também festejaram a passagem do ano na Praça dos Orixás, localizada ao lado da Ponte Costa e Silva, onde além das tradicionais celebrações religiosas, foram realizadas apresentações artísticas com show da Marienne de Castro e de grupos locais. De acordo com a Polícia Militar, não foi registrada nenhuma ocorrência grave no local.

O evento contou com a presença de 45 policiais militares, 12 bombeiros e 15 policiais civis, um total de 11 viaturas. E, para prevenir possíveis afogamentos no Lago Paranoá, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar destinaram 12 militares para atuar em duas embarcações de patrulhamento e salvamento aquático, que não precisaram se mobilizar, já que não houve nenhum incidente dessa natureza.

LIMPEZA - Para deixar a Esplanada dos Ministérios exatamente como estava antes da festa, um grupo de 400 servidores do Sistema de Limpeza Urbana do DF (SLU) reforçaram os trabalhos de recolhimento de lixo no local, ação iniciada às 7h da manhã desta quarta-feira (1º).

Além do cartão postal da cidade, o mutirão de limpeza passará ainda pela Prainha, Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial Sul e Norte, Setor Bancário Sul e Norte, Setor de Clubes Sul e Norte, Parque da Cidade, Torre de TV, Concha Acústica, Orla do Lago e L4 Norte (próximo a Ponte do Bragueto).

Conheça a TV 247

Mais de Brasília

Ao vivo na TV 247 Youtube 247