Estimativa de julho aponta aumento na produção agrícola no MA

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgados pelo IBGE, foi verificado que, apesar da diminuição de 0,7% na previsão de crescimento para junho deste ano, o Maranhão deverá registrar acréscimo de 2,3%, na produção de grãos em julho de 2015 em comparação à safra de 2014, o que significa um aumento de 96,4 mil toneladas; dos sete produtos acompanhados e analisados pelo LSPA, somente as culturas do milho e do arroz deverão registrar redução na produção

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgados pelo IBGE, foi verificado que, apesar da diminuição de 0,7% na previsão de crescimento para junho deste ano, o Maranhão deverá registrar acréscimo de 2,3%, na produção de grãos em julho de 2015 em comparação à safra de 2014, o que significa um aumento de 96,4 mil toneladas; dos sete produtos acompanhados e analisados pelo LSPA, somente as culturas do milho e do arroz deverão registrar redução na produção
Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgados pelo IBGE, foi verificado que, apesar da diminuição de 0,7% na previsão de crescimento para junho deste ano, o Maranhão deverá registrar acréscimo de 2,3%, na produção de grãos em julho de 2015 em comparação à safra de 2014, o que significa um aumento de 96,4 mil toneladas; dos sete produtos acompanhados e analisados pelo LSPA, somente as culturas do milho e do arroz deverão registrar redução na produção (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) publicou, nesta sexta-feira (14), a nota mensal de produção agrícola, que trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas do Estado, referentes à estimativa do mês de julho de 2015.

De acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi verificado que, apesar da diminuição de 0,7% na previsão de crescimento para junho de 2015, o Maranhão deverá registrar acréscimo de 2,3%, na produção de grãos em 2015 em comparação à safra de 2014, o que significa um aumento de 96,4 mil toneladas.

Dos sete produtos acompanhados e analisados pelo LSPA, somente as culturas do milho e do arroz deverão registrar redução na produção. Entretanto, em relação ao milho, apesar da diminuição, a estimativa de julho aponta que a produtividade média será superior a 2014 (6,1% maior).

O desempenho positivo do milho é atribuído aos significativos ganhos de produtividade nos municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Riachão, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso, que deverão registrar rendimento médio maior que a média do Estado, e a inclusão de áreas de milho irrigado no município de Balsas, com produtividade estimada em oito mil quilos por hectare.

Outra cultura que deverá ter produção maior na safra de 2015 é a soja, com 191,1 mil toneladas a mais que no ano passado, apesar do índice pluviométrico abaixo do esperado no período de plantio.

A análise apresentada pelo Imesc utiliza os prognósticos mensais do LSPA divulgado pelo IBGE por ser uma fonte de informação produzida pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias, formado por um conjunto de instituições que possuem informações tempestivas sobre a agricultura. "Destaca-se que o LSPA é uma das fontes de informação utilizada para a estimativa de crescimento econômico da agricultura pelo IBGE através do PIB trimestral e é uma das fontes de informação utilizada pelo Banco Central para a construção do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), sendo estes, motivos para a utilização desta base de dados na avaliação do desempenho agrícola no Estado", explicou o economista do Imesc, Dionatan Carvalho.

Sobre o LSPA

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa que faz acompanhamento conjuntural da safra agrícola, que adota diferentes procedimentos em seu processo de investigação, de acordo com as diversas características de cada cultura. As informações estão disponíveis sob a forma de publicação mensal contendo os dados de área, produção e rendimento médio, em nível de produto e Unidades da Federação.

A análise completa se encontra disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Acesse pelo link http://www.imesc.ma.gov.br/.

Fonte: Secom

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email