Governo entrega Iema em Axixá e Centro de Ensino em Icatu

Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá; o governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema); com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim; em Icatu, foi entregue o novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado; até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção

Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá; o governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema); com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim; em Icatu, foi entregue o novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado; até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção
Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá; o governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema); com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim; em Icatu, foi entregue o novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado; até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção (Foto: Leonardo Lucena)

Maranhão 247 - Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá nesta segunda-feira (20). O governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema). Com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim.

A agenda de inaugurações teve início em Axixá, às 8h30, no Povoado Santa Rosa, na BR-402, com a entrega do Iema, primeira unidade de ensino técnico profissionalizante e em tempo integral no município. O governador Flávio Dino destacou a importância da obra para a região. “Axixá é uma cidade muito importante e não podíamos deixar de concretizar essa obra, que era um desejo da comunidade escolar da região. Com o Iema é possível unir ensino médio à certificação profissional, oportunizando outros níveis de ensino e, claro, a educação superior. É um projeto vitorioso que se consolidará aqui na Região do Munim”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Para a prefeita Sônia Campos, a inauguração do prédio é um sonho realizado. “Agradeço ao governador em nome da nossa população e de todos os prefeitos da região que serão alcançados por essa unidade de ensino. Era uma bandeira que defendíamos”, ressaltou. Ela lembrou que a construção de um centro de ensino profissionalizante era uma proposta que estava parada há anos e com o empenho do governador foi concluída. “Era um sonho entregar a primeira escola em tempo integral da Região do Munim e hoje materializamos esse desejo com a inauguração do Iema”, pontuou.

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, frisou que a rede de Iemas compõe umas das estratégias do governador Flávio Dino para implantar a educação em tempo integral no Maranhão. “O Iema vem preencher a demanda por ensino profissionalizante na região. É uma política de fundamental importância para fortalecer a educação e o programa ‘Escola Digna’ no Maranhão. As unidades plenas do Iema oferecem educação formal aliada ao ensino profissionalizante em tempo integral. A meta é implantar 23 unidades no Maranhão, até 2018”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, avaliou o momento como muito significativo para a Educação. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, por mais esta unidade do Iema inaugurada, fruto do trabalho sério do governador Flávio Dino, que mostra o respeito à população. É mais uma importante obra que fortalece o projeto de consolidação do ensino em tempo integral no estado e mais unidades serão entregues”, observou.

A preparação para a universidade e a chance de uma profissionalização é o que almeja a estudante Maria Emanuelle Protásio. “Espero que possam ampliar esse trabalho lindo que estão fazendo, nos dando a oportunidade de escolher uma profissão e nos prepararmos para o curso superior, que é o que pretendo. Parabéns pela iniciativa do Governo”, disse. A jovem Emilly Dalila avaliou o ensino em tempo integral como o maior benefício do Iema. “É mais tempo de estudo, mais conhecimento e aprendizado. Certamente melhora ainda mais a nossa educação, além de oferecer a chance de nos prepararmos para o mercado de trabalho”.

O Governo do Maranhão investiu R$ 2,5 milhões para entregar a obra do Iema. O Instituto possui quatro turmas para atender inicialmente 160 alunos, sendo a capacidade para até 500 estudantes, oferecendo cursos de eletrotécnica e informática. Serão beneficiadas a população de Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira e Humberto de Campos, além dos demais municípios da Região do Munim. As aulas iniciam dia 3 de março. Os primeiros Iemas foram inaugurados em Bacabeira, São Luís e Pindaré. As unidades serão entregues em Coroatá, São José de Ribamar e Timon totalizando sete em dois anos de governo.

Centro Educacional

Em Icatu, governador e secretários de Estado reuniram na Praça José Eduardo Furtado, Povoado Itapera, para entrega do novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado. O prédio estava desativado há nove anos e com a medida do Governo teve a estrutura recuperada e ampliada. A unidade ganhou, dentre outras melhorias, mais duas salas de aula, salas de secretaria, de informática e banheiros.

“O espaço físico é muito importante, porém, mais que isso, o diferencial é o envolvimento e a consciência da comunidade do seu papel para êxito destas ações. Esta escola estava abandonada e retomamos com um trabalho de recuperação que se estende a outras centenas de unidades escolares”, reforçou o governador Flávio Dino. Até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção. “Com este conjunto de realizações estamos escrevendo uma nova história na Educação maranhense”, afirmou o governador.

A solenidade de entrega das instituições de ensino contou ainda com a presença do prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, e outras autoridades locais.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247