Governo revitaliza áreas históricas da Capital

São Luís é reconhecida pelos encantos históricos e culturais e as belezas arquitetônica encontradas em cada esquina da cidade; e para mantê-la assim, o Governo do Estado tem investido em recuperação de monumentos, restauração de coretos e logradouros e ainda na construção de praças; Pedra da Memória e o Coreto da Beira Mar, próximos à Rampa do Palácio, dois pontos turístico com valor histórico simbólico, foram revitalizados; Pedra da Memória foi um presente do Estado ao Imperador Dom Pedro II, no ano de 1841, em honra à sua coroação

Pedra da Memória é um dos monumentos recuperados com as obras realizadas pelo Governo e Prefeitura. Foto: Divulgação
Pedra da Memória é um dos monumentos recuperados com as obras realizadas pelo Governo e Prefeitura. Foto: Divulgação (Foto: José Barbacena)

Maranhão 247 - São Luís é reconhecida pelos encantos históricos e culturais e as belezas arquitetônica encontradas em cada esquina da cidade. E para mantê-la assim, o Governo do Estado tem investido em recuperação de monumentos, restauração de coretos e logradouros e ainda na construção de praças. O objetivo é ter espaços públicos de convivência para ludovicenses e turistas, tonando a capital maranhense ainda mais bonita.

“O trabalho de urbanização é muito importante, porque ajuda a melhorar a percepção que as pessoas têm da qualidade de vida, além de ter acesso ao equipamento público que propicia capacidade de integração”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a área do centro histórico recebeu importantes investimentos. A Pedra da Memória e o Coreto da Beira Mar, próximos à Rampa do Palácio, dois pontos turístico com valor histórico simbólico, foram revitalizados. A Pedra da Memória foi um presente do Estado ao Imperador Dom Pedro II, no ano de 1841, em honra à sua coroação. Agora, o monumento tem nova pintura, piso e iluminação especial.

O comerciante Raí Barros disse estar satisfeito com a recuperação do coreto e da Pedra da Memória, que ficam próximos ao bar dele. “Agora, o coreto está muito bonito, espero que tenha um bom uso para receber melhor os turistas que visitam o Centro Histórico”.

Ainda na Avenida Beira-Mar, a Sinfra entregou a Praça Manuel Beckman, que recebeu reforma e perdeu a aparência de abandono. Outro ponto conhecido dos turistas é a escadaria do Beco Catarina Mina, que também recebeu recuperação completa da escadaria, pintura, recomposição das calçadas e da rua de pedra paralelepípedo.

Para o secretário de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), Diego Galdino, revitalizar estes espaços gera movimentação na economia e no turismo. “Investindo na restauração dos monumentos históricos, estamos trabalhando duplamente pelo Maranhão. Além de preservarmos a história, criamos novos equipamentos turísticos no nosso estado, atraindo visitantes, o que gera maior movimentação econômica e geração de emprego e renda”, afirmou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247