CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Maranhão: PSDB quer demitir ministras de Dilma

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP) apresentou dois pedidos contra o governo federal; uma representação na Procuradoria-Geral da República por suposta omissão das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) em relação às acusações de violações de direitos humanos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA); outra pedindo a demissão das duas, à Comissão de Ética Pública da Presidência; da parte de Dilma, orientação é para que ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dê total atenção à onda de violência e ofereça a ajuda necessária

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP) apresentou dois pedidos contra o governo federal; uma representação na Procuradoria-Geral da República por suposta omissão das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) em relação às acusações de violações de direitos humanos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA); outra pedindo a demissão das duas, à Comissão de Ética Pública da Presidência; da parte de Dilma, orientação é para que ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dê total atenção à onda de violência e ofereça a ajuda necessária (Foto: Valter Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Diante da situação dos presídios maranhenses, o PDSB entrou, nesta segunda-feira (6), com uma representação na Procuradoria-Geral da República por suposta omissão das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) em relação às acusações de violações de direitos humanos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). Os tucanos querem ainda a demissão das duas, pedido feito à Comissão de Ética Pública da Presidência.

O pedido de investigação das ministras foi apresentado pelo líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio (SP). Para o tucano, as duas ministras retardaram ou deixaram de praticar suas funções. Segundo ele, em tese, as duas cometeram improbidade administrativa por deixarem de executar as atribuições dos cargos que ocupam e dos órgãos pelos quais são responsáveis, ao aparentemente, não tomarem qualquer providência para solucionar ou, ao menos, evitar as graves ocorrências denunciadas recentemente no complexo penitenciário maranhense.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Crimes de tortura, de abusos sexuais contra mulheres e de indevida alocação de pessoas com deficiência mental em celas comuns, junto aos demais acautelados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, são ocorrências do cotidiano daquele presídio há anos. E as ministras nada fizeram para minimizar estas graves violações aos Direitos Humanos e aos Direitos das Mulheres", disse Sampaio.

Na Comissão de Ética Pública, Carlos Sampaio pede que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República apure a eventual violação de Maria do Rosário e Eleonora Menicucci no caso. "Caso fiquem comprovadas as supostas omissões, a conduta das Ministras consubstanciaria virtual infração ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, justificando-se, por conseguinte, a instauração de procedimento visando a pena máxima de demissão", diz Sampaio, no pedido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Da parte da presidente Dilma Rousseff (PT), em relação à onda de violência que tomou conta do Maranhão, ela determinou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acompanhasse de perto os desdobramentos no Estado e oferecesse toda a ajuda necessária para o Maranhão conter a grave crise na segurança pública.

Depois que a governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) aceitou o auxilio do governo federal – que ofereceu vagas em presídios federais para os líderes das facções criminosas que estão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas – a ordem no Palácio do Planalto é monitorar as ações no Maranhão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO