CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Morre jornalista do Piauí que denunciou ao mundo a fome no Brasil na Ditadura Militar

O jornalista Antônio Costa morreu nessa terça-feira, 9, aos 82 anos; ele notabilizou-se e criou fama mundial, no dia 8 de julho de 1980, data em que o Papa João Paulo II visitou o Piauí

(Foto: Sindicato dos Jornalistas do Piauí)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luiz Brandão, no Piauí Hoje - Morreu nesta terça-feira (09.07), em Teresina, o jornalista Antônio  Costa, um dos mais antigos repórteres fotográficos que atuaram em  jornais no Piauí. Ele tinha 82 anos e estava internado havia mais de  dois meses tratando de complicações causadas por doenças cardíacas e  renais.

O repórter Antônio Costa notabilizou-se e criou fama mundial, no dia 8  de julho de 1980, data em que o Papa João Paulo II visitou o Piauí.  Naquele dia, ainda em plena Ditadura Militar, uma multidão superlotou a  parte sul da pista do Aeroporto de Teresina para prestigiar a visita de  Sua Santidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No meio da multidão, um grupo protestou contra o  regime militar que vigorava e contra a fome no Brasil. Os manifestantes  estenderam uma grande faixa branca com a frase "Stº Padre, O Povo Passa  Fome". O repórter Antônio Costa não perdeu tempo e fotografou a  multidão, o protesto e a faixa.

Em meio à censura e ao rígido  esquema de segurança montado pelo Exército, Costa consegui escapar com o  filme, já que sua máquina fotográfica fora apreendida e destruída por  militares que faziam a segurança nas proximidades do papa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele  contava que quando perceberam que havia feito a foto do protesto,  incluindo a faixa, os militares partiram para tomar o equipamento.  Segundo ele, rapidamente cuidou de trocar o filme e esconder na boca.  Quando máquina fotográfica foi quebrada ela estava com novo rolo de  filme.

A fotografia de Antônio Costa ganhou o mundo e foi  publicada em jornais de diversos países. Foi uma das primeiras a  denunciar a fome que tomava conta do Brasil desde os primeiros anos da  Ditadura Militar implantada no pais em 1964 . Esse aspecto destacou a  importância da foto, a sensibilidade e o profissionalismo de um  jornalista talhado no dia a dia redação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO