Petróleo que se alastrou pelo nordeste pode ter origem venezuelana

O óleo que se espalhou pelas praias do nordeste brasileiro pode ser venezuelano. Análises feitas pela Petrobras apontam a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal fez uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil

Mancha de petróleo toma conta de praias do Nordeste
Mancha de petróleo toma conta de praias do Nordeste (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

247 - O óleo que se espalhou pelas praias do nordeste brasileiro pode ser venezuelano. Análises feitas pela Petrobras apontam a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal fez uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "em relatório sigiloso ao Ibama, porém, a estatal enviou resultado de análise comparativa com o petróleo venezuelano, que tem características diferentes das encontradas no brasileiro. A conclusão reforça a suspeita de que o óleo que chegou às praias do Nordeste tenha vazado de algum navio."

A matéria ainda sublinha que "a declaração feita pelo presidente reforça um diagnóstico divulgado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no fim de setembro, quando o órgão informou que o óleo não era brasileiro."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247