Polícia Civil passará a ter Departamento Especializado em Feminicídio

No Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei criando o Departamento Especializado em Feminicídio na Polícia Civil; o governo também está criando a Coordenação das Delegacias da Mulher e prepara a Conferência sobre Saúde da Mulher; além das ações para combater a violência contra a mulher, serão realizados no mês de março seminários seminários, debates, atendimento preventivo em saúde da mulher e mobilização

GTI vai adaptar diretrizes nacionais à realidade maranhense. Foto: Karlos Geromy/Secap
GTI vai adaptar diretrizes nacionais à realidade maranhense. Foto: Karlos Geromy/Secap (Foto: Leonardo Lucena)

Blog do Marrapá - No Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei criando o Departamento Especializado em Feminicídio na Polícia Civil. O governo também está criando a Coordenação das Delegacias da Mulher e prepara a Conferência sobre Saúde da Mulher.

Além das ações para combater a violência contra a mulher, serão realizados no mês de março seminários seminários, debates, atendimento preventivo em saúde da mulher e mobilização.

Em São Luís, o movimento de paralisação ocorre nesta quarta-feira (8), marcando as celebrações do período. A concentração será na Praça Deodoro, a partir das 14h, de onde os participantes seguem em caminhada pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado. No local, haverá debates e sensibilização do público sobre o tema. A parada será de uma hora e o objetivo é levar toda sociedade à reflexão e ação.

A programação da Semu terá atividades da Carreta da Mulher e Mamógrafo Móvel, do dia 8 a 18 deste mês, nas cidades de Barra do Corda, Fernando Falcão e Itaipava do Grajaú. As mulheres terão oportunidade de realizar exames papaniculau, mamografias, aferição de pressão e glicemia. Ainda no cronograma, haverá seminário de sensibilização para criar ou fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher nestas regiões.

Bairros da Região Metropolitana de São Luís receberão as ações do Ônibus Lilás. Na programação, seminário de capacitação da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, organização das redes de proteção e análise das estatísticas do feminicídio e violência doméstica no Maranhão. Os bairros contemplados são: Vila Itamar, Calemb, Vila Nova República e Itapera (São Luís); São José dos Índios e Juçatuba (São José de Ribamar); Vila São José II, Mojó, Iguaíba e Timbuba (Paço do Lumiar); e Farol, Cumbique e Canto (Raposa).

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247