CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Trabalhadora doméstica Lenira de Carvalho é uma das cinco vencedoras do Prêmio Carlota Pereira de Queirós 2021

Indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE), a ativista, que faleceu no dia 3 de agosto por problemas cardíacos, foi a primeira personalidade da categoria a receber a comenda criada no ano de 2003

Trabalhadora doméstica Lenira de Carvalho e o deputado Carlos Veras (PT-PE) (Foto: Reprodução/Acervo pessoal | Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A trabalhadora doméstica Lenira de Carvalho foi uma das cinco vencedoras do Prêmio Carlota Pereira de Queirós 2021- concedido pela  Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados. Indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE), a ativista, que faleceu no dia 3 de agosto por problemas cardíacos, foi a primeira personalidade da categoria a receber a comenda criada no ano de 2003. 

Lenira fundou o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Região Metropolitana do Recife. O nome do prêmio foi uma referência à médica Carlota Pereira de Queirós (1892-1982), a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. A então parlamentar atuou na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na edição do prêmio em 2021 foram indicadas 19 personalidades, entre elas, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves que não foi agraciada. 

O deputado afirmou ser "uma emoção enorme poder homenagear" a ativista". Gostaríamos de que fosse em vida, mas ainda em tempo de reconhecer suas valiosas conquistas, pois seu legado pertence a todas as trabalhadoras domésticas e a todas as mulheres de luta do meio popular", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO