CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Universidade Federal do Ceará não vai aderir ao 'Future-se'

A Universidade Federal do Ceará não irá aderir ao Future-se, programa anunciado em julho pelo MEC, chefiado por Abraham Weintraub, e que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior. O programa aumenta a participação de verbas privadas no orçamento universitário

(Foto: Ribamar Neto/UFC)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Universidade Federal do Ceará não irá aderir ao Future-se, programa anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC), chefiado por Abraham Weintraub, e que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior. A decisão foi tomada pela maioria dos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (14). O programa aumenta a participação de verbas privadas no orçamento universitário. Abraham trabalhou 18 de seus 47 anos no Banco Votorantim. Depois foi demitido e seguiu para a Quest Corretora.

A ideia do Future-se é que as universidades possam celebrar contratos de gestão compartilhada do patrimônio imobiliário da universidade e da União. As reitorias poderão fazer PPPs, cessão dos prédios e lotes; criar fundos patrimoniais (endowment), com doações de empresas ou ex-alunos, para financiar pesquisas ou investimentos de longo prazo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O membros do Conselho Universitário da UFC decidiram entre duas propostas. Uma delas propunha acompanhar a posição tomada por representantes de servidores docentes, técnico-administrativos e de estudantes em assembleia-geral realizada na última quinta-feira (8). Na ocasião, os representantes votaram, por unanimidade, pela rejeição ao Future-se. Na sessão do CONSUNI, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), Bruno Rocha, apresentou o resultado da assembleia conjunta.

Esta proposta obteve 21 votos no Conselho, contra 8 votos de outra que sugeria adiar para o dia 6 de setembro a decisão no CONSUNI.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após a decisão do CONSUNI, o reitor Henry Campos leu a "Declaração dos reitores das instituições federais de ensino superior do Ceará",  sobre o citado programa federal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO