Vazamento de petróleo chega à foz do Rio São Francisco

Novos dados do Ibama mostram que quase 40% das cidades litorâneas do Nordeste já foram afetadas pela borra de petróleo que chegou no litoral no início de setembro. A prefeitura de Piaçabuçu, em Alagoas, afirmou que o vazamento chegou à foz do rio São Francisco

Mancha de petróleo toma conta de praias do Nordeste
Mancha de petróleo toma conta de praias do Nordeste (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

247 - Novos dados do Ibama mostram que quase 40% das cidades litorâneas do Nordeste já foram afetadas pela borra de petróleo que chegou no litoral no início de setembro. A prefeitura de  Piaçabuçu, em Alagoas, afirmou que o vazamento chegou à foz do rio São Francisco.

A reportagem do jornal O Globo destaca que "os nove estados nordestinos foram impactados, mas com intensidades diferentes. Sergipe e Pernambuco tiveram 71% de suas cidades litorâneas com ocorrências de presença de óleo. Em seguida aparecem os estados do Maranhão, com 66%, e Paraíba, com 60%."

A matéria ainda acrescenta que o "Rio Grande do Norte teve 43% dos seus municípios no litoral afetados enquanto Ceará teve 35%. Entre os que tiveram menor impacto, estão Piauí (25%), Maranhão (24%) e Bahia (8,5%). Na segunda-feira, o ministro do meio-ambiente Ricardo Salles disse que equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo na costa do Nordeste."


Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247