CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Chuva escura em São Paulo tinha partículas de queimadas, diz universidade

Análises técnicas elaboradas por duas universidades comprovaram que a água da chuva de cor escura, coletada por moradores de São Paulo nesta segunda-feira (19) após escuridão atípica encobrir a cidade, contém partículas de queimadas. Nas redes sociais, moradores da Grande São Paulo postaram fotos da água da chuva escura.

(Foto: VEJA.com)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Análises técnicas elaboradas por duas universidades comprovaram que a água da chuva de cor escura, coletada por moradores de São Paulo nesta segunda-feira (19) após escuridão atípica encobrir a cidade, contém partículas de queimadas. Nas redes sociais, moradores da Grande São Paulo postaram fotos da água da chuva escura.

A reportagem do portal G1 destaca que "o teste feito pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) identificou a presença de reteno, uma substância proveniente da queima de biomassa e considerada um marcador de queimadas, na água da chuva coletada na segunda-feira. Já o exame realizado pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS) mostrou que a concentração de material particulado, ou seja, de fuligem, foi sete vezes maior do que a registrada na água de uma chuva normal."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A matéria ainda acrescenta que "a fumaça das queimadas atingiu as nuvens de chuva que já estavam sobre a cidade na segunda-feira. A fuligem, que viaja a uma altura maior do que o material particulado proveniente da poluição comum, foi então absorvida pela nuvem - dando origem à chuva "preta", segundo Theotonio Pauliquevis, físico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO