CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Consumidores recebem dicas para compras de Natal

Ministério Público do Rio de Janeiro preparou duas mil cartilhas com orientações sobre os direitos do consumidor, que serão lançadas no próximo dia 4

Ministério Público do Rio de Janeiro preparou duas mil cartilhas com orientações sobre os direitos do consumidor, que serão lançadas no próximo dia 4 (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com a chegada do mês de dezembro e o aumento do movimento no comércio com as compras de natal, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou 2 mil cartilhas com orientações sobre os direitos do consumidor, que serão lançadas no próximo dia 4. As cartilhas serão distribuídas durante o evento Desafios do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor – Integração e Implementação, no auditório do MPRJ.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a coordenadora do Centro de Apoio de Promotorias do Consumidor, Christiane Cassava, a iniciativa é resultado do grande volume de reclamações que surgem no mês de dezembro. "Prazos de troca, produtos comprados pela internet que não chegaram e valores errados na hora da compra online são reclamações habituais nesta época do ano. Esta é uma iniciativa inédita, com atuação integrada de todos os órgãos de defesa do consumidor. Nosso objetivo é minimizar os problemas com as compras de natal e orientar os consumidores sobre seus direitos, além de fiscalizar a atuação do comércio", disse Christiane.

Cada órgão envolvido na preparação e distribuição da cartilha ficará responsável pelar fiscalização de uma área. O Procon-RJ, por exemplo, cuidará da fiscalização in loco das lojas. O Procon Carioca avaliará as condições do comércio online e o MPRJ disponibilizá em seu site espaço para as queixas dos consumidores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela informou que, no portal do Ministério Público, existe um segmento, chamado Fiscal Cidadão, que recebe queixas e denúncias de serviços e empresas que não cumprem os direitos do consumidor. "No momento, ele está direcionado para os transportes, mas, assim que dezembro começar, o foco serão as compras de natal. Isso, provavelmente, se estenderá até janeiro, já que o pós-natal também gera grande número de reclamações", explicou Christiane.

O conteúdo das cartilhas foi elaborado pelo MPRJ em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Procon-RJ e o Carioca, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO