TSE suspende inelegibilidade de Crivella em caráter liminar

Liminar favorável ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi concedida pelo ministro do TSE Mauro Campbell Marques. Decisão derruba a condenação imposta pelo TRE que havia tornado o prefeito inelegível e impedia que ele disputasse a reeleição

Marcelo Crivella
Marcelo Crivella (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) conseguiu uma liminar Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende a condenação por abuso de poder político e conduta vedada nas eleições de 2018. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), no final de setembro, havia tornado o prefeito inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, o que impedia que ele disputasse a reeleição. 

A liminar favorável à Crivella foi concedida pelo ministro Mauro Campbell Marques. O autor do pedido foi o advogado e ex-ministro da Corte Admar Gonzaga. Gonzaga também é secretário-geral do Aliança pelo Brasil, partido lançado por Jair Bolsonaro, que tem oferecido apoio à reeleição de Crivella. 

Segundo reportagem do jornal O Globo, Marques concedeu "efeito suspensivo ao recurso ordinário" e ressaltou que "afigura-se prudente, no caso, deferir a tutela de urgência, que vigorará até o julgamento do mérito por este Plenário". A data do  julgamento do mérito do recurso, porém, ainda não foi definida. 

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247