Em ato, movimentos sociais lançam Frente pela Democracia em SP

O ato, nomeado Em Frente Pela Democracia, foi organizado pelo grupo Pacto pela Democracia. Participaram representantes de instituições e movimentos sociais de diferentes espectros ideológicos ― esquerda, centro, direita ― e que atuam em frentes diferentes:

(Foto: Divulgação)

247 - Cerca de 30 lideranças se reuniram no teatro FECAP, no centro da cidade, para dizer que o o momento é de deixar as diferenças de lado: o momento exige fazer frente aos desafios à ordem democrática lançados pela extrema direita que chegou ao poder, liderada por Jair Bolsonaro. A reportagem é do Portal El País. 

O ato, informa a reportagem, nomeado Em Frente Pela Democracia, foi organizado pelo grupo Pacto pela Democracia. Participaram representantes de instituições e movimentos sociais de diferentes espectros ideológicos ― esquerda, centro, direita ― e que atuam em frentes diferentes: combatem o racismo e o genocídio da população negra, lecionam em universidades, pregam o liberalismo econômico, estão nas trincheiras da Amazônia pelo meio ambiente e as populações indígenas, buscam a renovação da política institucional, defendem os diretos humanos de forma mais ampla. Os partidos políticos não estiveram representados como tal.

Lideranças do movimento negro, novas e mais antigas, eram parte importante do ato. E lembraram a todo momento que a democracia nunca foi completa no último país a abolir a escravidão e onde o racismo estrutural ainda impera. “Chegamos aqui não por causa de um grupo fascista. Chegamos aqui porque silenciamos, porque aceitamos. O silêncio não vai nos levar a lugar nenhum", discursou Karla Recife, da Frente Favela Brasil. “Esse fio bate em nós, mas uma hora bate em vocês. Precisamos fazer uma reflexão e admitir que erramos. A sociedade brasileira nos levou a esse momento”. Entre os pontos em comum, frisaram o compromisso com a diminuição das desigualdades e com o combate ao racismo estrutural. “O que aconteceu em Paraisópolis é parte de um genocídio”, afirmou, por sua vez, o membro da OAB Arnóbio Rocha.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247