CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Em decisão histórica, Justiça obriga CSN a pagar aluguel para famílias que vivem em área de risco em Congonhas (MG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pague aluguel a moradores vizinhos à Barragem Casa de Pedra, para que eles possam sair do local devido ao risco de rompimento

Audiência no TJMG em que foi deferida a decisão (Foto: MAB / Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Coletivo de Comunicação Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), de Minas Gerais, informou que a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e “após muita mobilização das famílias atingidas”, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais obrigou a CSN Mineração a pagar aluguel para famílias que vivem em área de risco em Congonhas (MG)

No seu site, o MAB informou que a Justiça “deferiu liminar determinando que a CSN Mineração arque com o custo mensal de R$ 1.500, a título de aluguel, “para cada núcleo familiar atingido-residente em área de risco nos bairros Cristo Rei e Residencial em Congonhas (MG) que são vizinhos ao complexo da Barragem Casa de Pedra”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A empresa deverá depositar a quantia, mensalmente, em conta bancária indicada pelo atingido interessado em sair da área de risco e os moradores deverão comprovar propriedade ou posse do imóvel, segundo o MAB. “Para tanto, a CSN deverá se basear em cadastro da Defesa Civil ou outro a ser procedido logo após a intimação”, informa o MAB.

“O Movimento recebe com esperança essa decisão, sabendo que seu cumprimento vai exigir muita luta. O Movimento espera, também, que a CSN acate a decisão judicial, pois, depois dos crimes da Vale em Mariana e Brumadinho, fica claro que ‘quem paga pra ver é assassino’. Independentemente da postura da empresa, o MAB e seus parceiros continuarão na busca de solução segura e definitiva para o caso”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO