TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Sudeste

Fé cristã celebra no Rio a Sexta-feira Santa

Dois eventos tradicionais celebraram a paixo e morte de Jesus Cristo; o Auto da Paixo foi encenado nos Arcos da Lapa pela 42a. vez; na Quinta da Boa Vista evento gospel reuniu fiis e grandes artistas; dezenas de procisses foram realizadas pelas ruas da cidade

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Duas das mais tradicionais celebrações cristãs da Semana Santa levaram cariocas para os a Lapa, no Centro, e para a Quinta da Boa Vista. O Auto da Paixão de Cristo, encenação sobre a vida de Jesus Cristo, foi encenada na noite desta sexta-feira, na Lapa, após celebração da Solene função Litúrgica, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, mais conhecida como Catedral de São Sebastião.

Uma procissão saiu da Catedral em direção aos Arcos da Lapa, onde acontece apresentação teatral sobre a história bíblica. A encenação é apresentada há 42 anos, iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Auto é promovido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio e preparado pela companhia de teatro Julieta de Serpa. O espetáculo começou por volta das 19h e atraiu centenas de pessoas ao bairro. Segundo os organizadores, um telão ajuda a compor o cenário do espetáculo que também conta com efeitos de luzes e fumaça.

Trinta e três atores contam a Via Crucis, os últimos passos de Jesus Cristo antes da ressurreição.  Os pontos altos da encenação são a celebração da Santa Ceia com os 13 apóstolos - Judas também -, a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras, a crucificação e a ressurreição. O Auto tem texto de Felipe Dias e teve início com o Sermão da Montanha, em que Jesus revela ao povo a essência da doutrina cristã. O momento da Santa Ceia também foi encenado na peça.

Pela tradição católica, é dia de oração e reflexão. Nas paróquias, os fiéis participam de celebrações e autos sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em Vista Alegre, no subúrbio, foi feito o último ensaio para o Auto da Paixão de Cristo que foi encenado nesta noite no parque José Orlando Bernardes, ao lado da lona cultural, com entrada franca.

 

No espaço da Quinta da Boa Vista, zona norte, aconteceu o evento evangélico Louvorzão, com apresentação de grandes números da música gospel. O Metrô Rio preparou esquema especial para acesso aos cariocas que assistiram aos shows. A Estação São Cristóvão, próxima ao local, foi preparada para receber o público com reforço nas bilheterias e segurança.

Ruas da cidade foram interditadas pela Prefeitura para que as procissões da Sexta-feira da Paixão acontecessem sem atrapalhar o trânsito. Na zona sul, mais de dez procissões aconteceram no Leblon, Catete, Laranjeiras e Largo do Machado; na zona norte, Tijuca e Vila Isabel tiveram outras oito manifestações de fé cristã.

 

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: