Flamengo perdido, dividido e endividado
Time da Gvea est a ponto de implodir; presso grande e uma reformulao pode acontecer; o capito mau comportado Ronaldinho Gacho pode deixar a Gvea, junto com Joel Santana; os cerca de R$ 350 milhes em dvidas reforam rumores; torcida pressiona; equipe joga amanh contra o Vasco, no Engenho
247 - A crise que rondava o Flamengo desde o final de 2011 está prestes a implodir o futebol do clube. As constantes crises tem repercutido no comportamento do time dentro e fora dos gramados por onde tem passado. O começo de 2012 foi tumultuado, com a ameçada de Ronaldinho Gaúcho em deixar o clube, a notícia dos cerca de R$ 350 milhões em dívidas para o ano, a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo - que tinha projeto de fazer o Mengão campeão da Libertadores. E passados quase quatro meses, a pressão aumenta.
Primeiro é o comportamento do craque Ronaldinho Gaúcho - o mesmo que sairia da Gávea em janeiro. Notícia do jornal Extra mostra que o camisa 10 aproveitou a deixa do cancelamento do treino na tarde desta quinta (5) e promoveu uma festinha com mulheres e churrasco em sua casa. Ele tem sido displicente, principalmente nos treinos pela manhã, quando dorme no Ninho do Urubu, após noitadas na cidade maravilhosa. E com a imprensa, dá de ombros. Nos jogos, se esquiva com frases curtas e sem peso; já não é estrela de entrevistas coletivas promovidas pelo clube. A atuação em campo, deixando a desejar. E por aí vão os sinais de descontentamento e desmotivação para jogar.
A presidente Patrícia Amorim, distante do futebol desde que trocou a comissão técnica em fevereiro, iria ao treino desta sexta-feira (6) no Ninho do Urubu conversar com os jogadores. No entanto o treino no centro de treinamento foi cancelado. Os jogadores ficaram com o técnico Joel Santana, na concentração do hotel.
Patrícia faz parte de uma diretoria que está dividida entre afagar o craque com mimos e cobrar firme sua atuação como capitão da equipe e jogador com contrato milionário no clube. Por este caminho, o capitão tem mostrado que sua liderança está levando a equipe para caminhos escuros e profundos.
Na tarde desta sexta (6), o ônibus do Flamengo chegou ao centro de treinamento com dois passageiros: os dois goleiros do time. Felipe declarou ao portal Terra. "Estamos com um pé no inferno. Mas não é justo colocar toda a culpa apenas no Ronaldinho. Ele é o capitão, o camisa 10, duas vezes melhor do mundo, mas não joga sozinho", afirmou.
E o goleiro tem razão. Ele não joga sozinho. Vagner Love agora é o queridinho da direção, ou pelo menos tem aparecido mais e mostrado um pouco mais de ânimo e garra nas partidas. Ele é a esperança do clube nos próximos jogos. Neste sábado é o clássico contra o Vasco no Engenhão que pode determinar uma sobrevida ao time. Uma vitória não apaga a derrota contra o Emelec, mas pode reduzir a pressão e o risco de explosão. Seria um sopro para o jogo da próxima quarta na disputa pela Taça Libertadores.
É aí que o Flamengo pode mostrar o poder de ressurgir, mesmo com 8% de chances de classificação para a próxima fase da competição continental. O argentino Lanús é líder do grupo 2 e acumula dez pontos no campeonato. Uma vitória ajuda, mas a classificação depende do empate entre Olímpia e Emelec.
E o técnico Joel Santana? Este também está a perigo. A diretoria mostra que apostou alto, mas não está colhendo os resultados que esperava. Chamado de "retranqueiro" pela torcida, as estratégias de Joel não conseguem administrar a equipe, muito menos os craques que se recusam a mostrar o que sabem em campo. Ele corre risco de acabar como Luxemburgo, após a participação do Flamengo na Libertadores.
Imperador volta, mas não agora
Para terminar, clube tem ainda um pavio no sistema de implosão para administrar. É o centroavante Adriano que participou de entrevista coletiva nesta sexta-feira (6) no Ninho do Urubu. Ele vai passar por uma cirurgia no pé-esquerdo para corrigir problema mau curado no tendão de Aquiles. O médico José Luiz Runco disse que a recuperação não leva menos de três meses. E a volta do Imperador, em definitivo, ao Flamengo vai ter que esperar.
"Vamos fazer um reforço no lado esquerdo que foi operado. O tendão direito está bom, nossa preocupação é não comprometê-lo. A ideia é recuperar o ser humano, depois o atleta. Ele sabe que depende muito dele. Podemos ter um resultado muito positivo. Há como recuperar esta força (no tendão). O Flamengo está cuidando de uma criança que é tratada aqui desde os 15 anos e tem um irmão aqui (Thiago). Não tem vínculo contratual, é um relacionamento do Adriano com os médicos.", disse Runco.
Agora é aguardar para ver se a crise passa, a torcida volta aos estádios com a força rubro-negra que lota estádios, superlota as redes sociais e está espalhada em todo o país; aguardar também a reação da diretoria que pode até reformular o futebol mais uma vez; aguardar os resultados dos jogos para ver onde chega o time da Gávea
Próximos jogos
07/04 - Flamengo x Vasco - Engenhão - 18h30 - Taça Guanabara
12/04 - Flamengo x Lanús - Engenhão - 19h30 - Libertadores
15/04 - fLamengo x Americano-RJ - Engenhão - 16 horas - Taça Guanabara
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: