CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Incêndios florestais em SP mais do que dobram em 2020

O número de focos de incêndio aumentou 109% estado de São Paulo de janeiro até o último domingo (13) em comparação com o mesmo período do ano passado, apontaram dados do Inpe

São Paulo registra alta na quantidade de incêndios e resgates de animais (Foto: Divulgação (Defesa Civil de SP))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O número de focos de incêndio aumentou 109% estado de São Paulo até o último domingo (13) em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o começo do ano, os satélites do instituto registraram 4.214 focos na unidade federativa, contra 2.015 de 1º de janeiro a 13 de setembro de 2019. 

Foram 1.470 focos até o dia 13 de setembro. A média histórica é de 796 incêndios para o mês todo, de acordo com informações publicadas em reportagem do portal G1

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os focos de incêndios em São Paulo atingem de maneira similar a Mata Atlântica e o cerrado. Segundo o Inpe, 52% dos focos deste ano ocorreram em áreas de Mata Atlântica e 48% em áreas de cerrado.

Com os incêndios, animais silvestres tentam fugir do fogo e passaram a invadir áreas urbanas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No noroeste paulista, 1.854 animais silvestres foram resgatados de março a julho de 2020. O número representa 53% do total de capturas realizadas em todo o estado, segundo a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

Em agosto, um lobo-guará foi resgatado no estacionamento de um supermercado de São José do Rio Preto. Em Cerqueira César, uma onça correu pelas ruas de um bairro residencial no começo do mês de setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nível nacional

No plano nacional a preocupação com incêndios é ainda maior. Pela primeira vez em seu período democrático, o Brasil é alvo de uma recomendação oficial para que uma investigação internacional ocorra sobre o governo Jair Bolsonaro por suas políticas ambientais e de direitos humanos. A iniciativa partiu do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Baskut Tunkat. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um grupo de oito países europeus também alertou o Brasil que, se não tomar "ações reais" no combate ao desmatamento na Floresta Amazônica, produtos brasileiros deixarão de ser comprados

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO