Mais blindados para a Segurança do Estado

Governo anunciou hoje a renovao e modernizao da frota de carros blindados; estudos sobre os melhores veculos esto em andamento; comitiva est na frica do Sul para avaliar modelos; Israel e Rssia tambm participam da prova tcnica

Agência Rio - A Secretaria de Segurança do Estado do Rio informou nesta sexta-feira (02) que já foi aprovado uma política para renovação da frota de carros blindados utilizados pelas Polícias Civil e Militar. O objetivo é dotar as equipes de veículos modernos, leves, ágeis, mais seguros e melhor adaptados às condições encontradas durante operações policiais especiais.

No início deste ano a Seseg publicou um “Aviso Público” com as especificações do que seria um veículo blindado “ideal” para nossas Polícias e convocando fabricantes, nacionais e internacionais, para apresentação de produtos e tecnologias que pudessem atender às necessidades especificadas. Esse “Aviso Público” inclusive foi encaminhado às embaixadas de governos estrangeiros em Brasília, de forma a ampliar sua divulgação em escala internacional.

Em consequência, desde então a Secretaria vem recebendo informações de fornecedores variados, do Brasil e do exterior, e está avaliando quais atendem às especificações definidas.

No momento, uma equipe composta por técnicos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), ambos da Polícia Militar, e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, estão retornando de uma missão a um fornecedor da África do Sul, onde foram conhecer a linha de produção do fabricante e verificar as condições de qualidade e prazos de entrega que a empresa oferece. Outras missões já foram realizadas a fornecedores na Rússia e em Israel e novas visitas internacionais poderão acontecer nas próximas semanas, dependendo das informações de fabricantes, que continuam a chegar.

Quando todas as avaliações técnicas sobre fabricantes estiverem concluídas, será montado termo de referência para subsidiar uma licitação para compra da nova frota de blindados

A Polícia Civil possui quatro veículos blindados – dois deles com a Core, um com a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e outro com a Delegacia de Combate às Drogas (DCOD). Esses carros, apesar de estarem alocados nessas unidades, são recursos de uso comum a toda a Polícia Civil e que eventualmente podem também ser deslocados para apoiar operações da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria, quaisquer unidades da Polícia Civil que precisarem de um blindado durante uma operação especial podem utilizar esses veículos, dentro de um planejamento integrado. Um exemplo dessa utilização compartilhada de recursos aconteceu no dia de hoje, na comunidade de Manguinhos, onde equipes da Core e de outras delegacias especializadas fizeram uso de um blindado alocado à DRFC, numa operação que resultou na prisão do líder do tráfico local.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247