Nova faixa da Pres. Vargas muda pontos de 187 linhas

Implantao de faixa exclusiva de nibus comeou na manh de hoje no principal corredor virio que leva ao centro do Rio; reduo de 15% da frota ir contribuir com circulao mais rpida na avenida; 25 linhas tero trajetos modificados

Agência Rio - Começou na manhã desta terça-feira (6) a implantação das BRS - faixas exclusivas para coletivos - na Avenida Presidente Vargas, principal corredor viário de acesso à região central do Rio. A partir de agora, haverá faixas exclusivas na Avenida Presidente Vargas, à direita do tráfego, para circulação e parada (embarque e desembarque) de ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas pela Secretaria Municipal de Transportes e pelo Detro-RJ.

Segundo a prefeitura, 187 linhas passarão a circular pelo corredor de 3,5 km de extensão por sentido e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4, BRS 5 e um exclusivo para as linhas intermunicipais. A redução da frota determinada pela Prefeitura, em torno de 15%, aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, 25 linhas terão os trajetos modificados. Haverá 17 pontos destinados às linhas de ônibus por sentido ao longo da Presidente Vargas. A implantação do corredor nas pistas laterais ocorrerá numa fase posterior.

A circulação será feita pelas pistas centrais, nos sentidos Candelária e Praça da Bandeira, entre o Viaduto dos Fuzileiros/Viaduto dos Marinheiros e a Avenida Rio Branco. Ônibus e micro-ônibus deverão mantes acesa a luz baixa dos faróis de dia e de noite. Fica proibido tráfego de ônibus nas faixas à esquerda do tráfego em qualquer horário.

A circulação desses veículos e dos táxis regulamentados com passageiros deverá ser feitas nas faixas à direita, das 6h às 21h, nos dias úteis, menos nos feriados. Embarque e desembarque só serão permitidos ao longo do bordo direito das pitas laterais da Presidente Vargas. Outros veículos só poderão acessar as faixas em direção a entroncamentos/confluência de ligação entre as pistas central e lateral, naqueles horários. Nos demais horários, a circulação será permitida em qualquer faixa de rolamento.

Ônibus, micro-ônibus e veículos regulamentados e identificados para transporte escolar terão embarque e desembarque permitidos ao longo do bordo direito, das 6h às 21h, exceto nos feriados. Outros veículos farão embarque e desembarque de passageiros ao longo do bordo direito das pistas laterais da Presidente Vargas.

Ficam proibidos estacionamento e parada de veículos ao longo dos bordos direito e esquerdo da pista central, no sentido Candelária, entre o Viaduto dos Fuzileiros e a Avenida Rio Branco; e ao longo dos bordos direito e esquerdo, no sentido Praça da Bandeira, entre a Avenida Rio Branco e o Viaduto dos Marinheiros. Embarque e desembarque nas baias de parada de ônibus só serão permitidos a ônibus e micro-ônibus regulamentadas pela Secretaria Municipal de Transportes e pelo Detro-RJ.

De acordo com portaria da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias (Secretaria Municipal de Transportes), dia 2, no Diário Oficial do Município, descumprimento de sua determinação resultará em penalidades na legislação de trânsito.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247