CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Preta Ferreira: mulher preta quando ganha voz leva tiro ou vai presa

Uma das coordenadoras do MSTC, Janice Ferreira Silva, a Preta, ficou 108 dias presa de forma arbitrária. “Ninguém ocupa porque quer, ocupa porque tem necessidade”, disparou Preta, que também denunciou o racismo na sociedade. "Mulher preta quando ganha voz leva tiro ou vai presa"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - “Ninguém ocupa porque quer, ocupa porque tem necessidade”, gritou a atriz e cantora Preta Ferreira ao deixar a penitenciária feminina em Santana, zona norte de São Paulo, na quinta-feira (10). “Sou inocente.”

Uma das coordenadoras do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), Janice Ferreira Silva, a Preta, ficou 108 dias presa. Quatro dias após a concessão de um habeas corpus e de sua soltura, ela e a mãe, Carmen da Silva Ferreira, concederam entrevista ao jornal Folha de S.Paulo e falaram sobre o movimento, seus laços, trabalho, acusações e a prisão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Preta, 35, e Carmen, 59, negam práticas criminosas para garantir o direito à moradia, garantido na Constituição. 

As duas são alvo, com outras pessoas, de denúncia de condutas criminosas em edifícios ocupados para cobrar aluguel sob ameaças. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Absolvida duas vezes em processo semelhante, Carmen é referência como liderança de ocupações bem-sucedidas na capital paulista. O modelo do MSTS em locais como o antigo Hotel Cambridge e da Ocupação Nove de Julho foi destaque recente na Bienal de Arquitetura de Chicago.

“Por que sou negra, nordestina, não posso pertencer a São Paulo? O indígena não pode pertencer a São Paulo? O quilombola? O LGBT? Meus direitos e deveres eu exerço aqui”, diz Preta. “Não somos minoria não, nós somos minorizados.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela ainda afirma que não pretende disputar cargos eletivos no momento: "Acho que posso agir de outras formas. Até porque eu não quero ser mais uma Marielle. Mulher preta aqui no Brasil quando ganha voz leva tiros ou então vai parar atrás das grades inocentemente. Eu vou entrar em estúdio agora, gravar meu CD. A arte salva, e a minha arte vai salvar outras pessoas".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO