Rio bate recorde de transatlânticos atracados

Pier Mau ter recebido, at o prximo domingo, 37 navios de cruzeiro este ano; outro recorde o de permanncia na cidade, que passou de dois para quatro dias entre as viagens de longo curso; s no sbado, mais seis navios lotados de gringos chegam Cidade Maravilhoso

Mais um recorde para o Rio de Janeiro. O Terminal de Cruzeiros da Píer Mauá, no Porto do Rio, terá registrado a maior movimentação da sua história durante a semana de Carnaval. Até o próximo domingo (26), 37 transatlânticos terão passado pela cidade, trazendo 86 mil turistas para participar da Festa de Momo. Juntos, os foliões vão injetar na economia do Rio cerca de US$ 25,8 milhões.

De sábado (18) até terça-feira (21, data oficial do Carnaval, 22 navios atracaram no porto. Nesta quinta-feira, outro transatlântico chega à cidade e, nesta sexta-feria, mais dois. No próximo sábado (25), quando haverá o Desfile das Campeãs, seis embarcações chegarão ao Rio. No domingo, mais seis navios atracam no terminal, encerrando a “folia marítima”.

Outro recorde é o tempo de permanência na cidade, que passou de dois para quatro dias no caso de navios de longo curso. Os cruzeiros nacionais também acompanham essa tendência. A temporada de turistas marítimos começou no ritmo do samba. Uma parte da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e passistas da agremiação recepcionaram os visitantes no terminal de desembarque, no primeiro dia de Carnaval. Era gente de toda parte do Brasil e do mundo.

Organização de Copa do Mundo

A estimativa é que o Estado do Rio receba este ano mais de 850 mil turistas, sendo 250 mil estrangeiros, durante o período de Carnaval, que termina no próximo domingo (26/2). São números equivalentes aos de uma Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul, estiveram no país 3,1 milhões de pessoas, distribuídas em nove cidades. A cerimônia de abertura da Copa, em Johannesburgo, recebeu 91 mil pessoas, e a de encerramento, 89 mil. Operação similiar à do Mundial de futebol.

De acordo com o superintendente para Desenvolvimento Cultural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Prestes Filho, o Rio de Janeiro demonstra no Carnaval estar apto a receber a próxima Copa do Mundo.

"É toda uma operação similar à que acontecerá no Mundial de futebol e fazemos isto todo o ano", disse Prestes filho".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247