HOME > Sudeste

São Paulo confirma primeira morte por dengue na cidade em 2023

Ainda há 11 mortes sob investigação da Prefeitura

São Paulo confirma primeira morte por dengue na cidade em 2023 (Foto: ABr)

247 - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), confirmou nesta quinta-feira (27/4) a primeira morte por dengue na cidade em 2023. Além disso, ele alertou sobre a importância dos cuidados na prevenção da doença.

“Infelizmente. A gente lamenta”, disse Nunes nesta manhã, logo após visitar uma comunidade incendiada na zona leste de São Paulo. Segundo Nunes, a vítima era uma mulher de 47 anos, do bairro Casa Verde, na zona norte da cidade, e que sofria com outras comorbidades.

Nunes declarou que há outras 11 mortes sendo investigadas pela administração. Atualmente, o estado de São Paulo tem 147 municípios em situação de risco e outros 247 em alerta para a doença. Até o mês de fevereiro, 20.981 casos haviam sido registrados em 430 municípios. Ao menos 13 pessoas já morreram de dengue no estado em 2023.

Para combater o avanço da dengue, é fundamental adotar medidas de prevenção, como evitar o acúmulo de água parada, que favorece a antecipação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Também é importante usar repelente, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo, especialmente durante os horários em que o mosquito está mais ativo, como ao amanhecer e ao entardecer.

Além disso, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da prevenção, denunciando possíveis criadores de mosquitos para as autoridades locais e incentivando seus vizinhos e familiares a fazerem o mesmo.