Sintomas de leptospirose aparecem em Petrópolis; desabrigados estão sendo monitorados
Sintomas de leptospirose começaram a aparecer na cidade, infecção causada pela exposição direta ou indireta à urina de animais com a doença
247 - Diante das chuvas que arrasaram a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, as quase 900 pessoas desabrigadas estão sendo monitoradas pela Secretaria de Estado de Saúde.
Sintomas de leptospirose começaram a aparecer na cidade, infecção causada pela exposição direta ou indireta à urina de animais com a doença. Uma equipe de Vigilância em Saúde está monitorando. Oito dos 42 abrigos visitados por equipes da Secretaria de Estado de Saúde tinham problemas na água.
“A gente não teve nenhum caso confirmado de leptospirose, mas isso pode demorar mais um pouco. A leptospirose começa a aparecer de 7 a 10 dias após a exposição. Então agora é o momento de a gente monitorar, identificar as pessoas com maior risco e iniciar um tratamento precoce pra quem apresentar sinais da doença”, explicou o secretário Alexandre Chieppe.
Também busca-se casos de Covid. “Nós já identificamos alguns casos de Covid. Essas pessoas são imediatamente isoladas. Além disso, as equipes de saúde aplicam a vacina nas pessoas que precisam completar seu esquema vacinal. E pessoas com sintomas respiratórios são imediatamente testadas. Isso permite que a gente faça um isolamento rápido”, complementou Chieppe.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: