Suspensa licitação para operação de teleférico

A juíza Karla da Silva Barroso Velloso, da 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio, decidiu suspender a continuidade da licitação para operação do teleférico que funciona no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. A decisão, em caráter liminar, foi tomada; a ação foi ajuizada pela MPE Engenharia e Serviços, que pediu a reconsideração da concorrência pública, após ter sido desclassificada no certame; na decisão, a magistrada ressalta que os motivos de desclassificação da empresa não estão claros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, visita o Teleférico do Alemão, zona norte do Rio. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, visita o Teleférico do Alemão, zona norte do Rio. (Tomaz Silva/Agência Brasil) (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Douglas Correa

A juíza Karla da Silva Barroso Velloso, da 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio, decidiu suspender a continuidade da licitação para operação do teleférico que funciona no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. A decisão, em caráter liminar, foi tomada ontem (7). A ação foi ajuizada pela MPE Engenharia e Serviços, que pediu a reconsideração da concorrência pública, após ter sido desclassificada no certame. Na decisão, a magistrada ressalta que os motivos de desclassificação da empresa não estão claros.

“Assim, havendo dúvida no edital, o princípio da vinculação ao instrumento convocatório deve ser mitigado a fim de que outro princípio possa prevalecer, qual seja, o princípio da seleção da proposta mais vantajosa para a administração. É certo que se faz necessária a observância do contraditório, com a vinda das informações por parte das impetradas, a fim de se verificar se efetivamente houve irregularidade na desclassificação da impetrante e consequente classificação da segunda impetrada na licitação”, registrou a magistrada.

Inauguração

O teleférico do Complexo do Alemão foi inaugurado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 7 de julho de 2011, a menos de um ano da ocupação, pelas forças de segurança, das favelas que compõem a comunidade.

O teleférico do Alemão é o primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil e atende a cerca de três mil pessoas por hora, em média 30 mil por dia. O transporte tem 3,5 quilômetros de extensão e conta com 152 gôndolas para transporte de passageiros e conta com seis estações. Atualmente, o sistema é administrado pela concessionária SuperVia. A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro abriu licitação para que nova empresa assuma o controle do teleférico.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247