Veja aqui o que abre e o que fecha no Carnaval

Bancos fecham na segunda e na tera; shoppings e supermercados funcionam em horrio facultativo

17/02/2012 - Confira o que abre e o que fecha no feriadão de carnaval na cidade:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos estarão fechados para atendimento ao público na segunda (20) e terça-feira (21), reabrindo a partir das 12 horas de quarta-feira (22).

Correios

No sábado (18), o funcionamento dos Correios será normal. De domingo a terça-feira, apenas a agência do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, funcionará das 8h às 15h30. Na quarta-feira (22), as agências abrem a partir das 12h.

Shoppings

Na Zona Oeste, em Campo Grande, o West Shopping funcionará no sábado e domingo em horário normal. Na segunda e na terça-feira, as lojas estarão fechadas, mas as praças de alimentação funcionarão entre 12h e 21h. Na Quarta-Feira de Cinzas, as lojas e restaurantes abrirão ao meio-dia.

O Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, estará aberto normalmente no fim de semana. Está marcado para sábado e domingo, às 17h, o “Bailinho de Carnaval”, que contará com marchinhas carnavalescas e brincadeiras, como trenzinho e dança de corda. Na segunda e terça-feiras, as lojas e quiosque do shopping não abrirão, funcionando apenas a praça de alimentação e lazer. Na quarta-feira, as lojas e alimentação abrem ao meio-dia.

Já no Recreio dos Bandeirantes, Recreio Shopping, as lojas, quiosques, praças de alimentação e lazer funcionarão no sábado, das 10h às 22h. No domingo, segunda e terça-feiras, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará de meio-dia às 21h.

O BarraShopping e o New York City Center, na Zona Oeste, funcionarão em horário especial. No sábado (18), as lojas ficam abertas das 10h às 20h, enquanto áreas de lazer, alimentação e drogarias funcionam até as 23h. Já no domingo (19), as lojas operam das 13h às 18h e as áreas de lazer, alimentação e drogarias funcionam em horário normal, das 10h às 23h. Na segunda (20) e na terça-feiras (21), os restaurantes funcionam em esquema facultativo, das 10h às 23h, enquanto as lojas permanecem fechadas. Elas só voltam a abrir na Quarta-Feira de Cinzas (22), das 12h às 22h. Áreas de lazer, alimentação e drogarias funcionam das 12h às 23h.

O NorteShopping, na Zona Norte, funciona normalmente no sábado e domingo de carnaval. As lojas estarão fechadas na segunda e terça-feiras e reabrem na quarta-feira, às 15h. Já as áreas de lazer e alimentação funcionarão nos três dias entre meio-dia e 21h.

O Shopping Tijuca, na Zona Norte, estará aberto no sábado até as 18h. As lojas e quiosques não funcionarão no domingo, segunda e terça-feiras. Nesses dias, apenas as operações de alimentação estarão em funcionamento opcional de meio-dia às 22h. Na quarta-feira, as lojas e quiosques abrirão ao meio-dia. Já a praça de alimentação funcionará de meio-dia às 23h. Em todos os dias de carnaval o cinema terá horário normal de acordo com a programação.

Em Niterói, o Plaza Shopping funcionará no sábado até as 18h. No domingo, segunda e terça-feiras, as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação abrirá a partir de meio-dia, já que o funcionamento das operações será opcional. Na Quarta-Feira de Cinzas, as lojas e praça de alimentação retomarão as atividades ao meio-dia. Durante todo o carnaval o cinema funciona normalmente.

Os restaurantes do Rio Plaza Shopping, em Botafogo, funcionarão normalmente durante o feriadão. Já as lojas encerrarão as atividades no sábado, às 18h, e reabrirão ao meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas.

Supermercados

Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio (Asserje), os supermercados vão funcionar durante o carnaval. No entanto, segundo a Asserje, o horário de fechamento dos estabelecimentos será facultativo, de 8h às 14h ou das 8h às 20h, de domingo à terça.

Hospitais

Os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria municipal de Saúde do Rio funcionarão normalmente.

Feiras livres

Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as feiras livres vão funcionar normalmente em toda a cidade.

Transportes:

Rodoviária Novo Rio

A Rodoviária Novo Rio aumentou bastante o número de ônibus disponíveis durante o carnaval para atender a grande demanda do feriado. Serão quase 13 mil ônibus fazendo os percursos oferecidos pelas companhias, com expectativa de mais de 400 mil viajantes passando pelo local. A frota para o período contará com mais 1.140 ônibus do que normalmente, o que representará 3.500 horários extras de chegadas e partidas.

Trens

A SuperVia, que administra os trens do Rio de Janeiro, informou que o sistema ferroviário vai funcionar 24 horas durante o carnaval, com viagens extras para Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna. O embarque nos horários extras deverá ser feito na estação Central do Brasil.

Metrô

O Metrô Rio informou que um esquema especial montado para o carnaval vai colocar os vagões em funcionamento ininterruptamente entre a meia-noite de sábado (18) e às 23h de terça (21).

As estações do Maracanã, na Zona Norte, Catete, na Zona Sul, e Presidente Vargas, no Centro, fecharão à meia-noite de sábado e reabrirão às 5h da Quarta-feira de Cinzas (22).

Barcas

A concessionária Barcas S.A. informou que a operação durante o carnaval ocorrerá normalmente, com horários especiais apenas na segunda (20) e na quarta-feira de cinzas (22).

A operadora afirmou ainda que, dependendo do fluxo de passageiros na terça-feira (22), quando ocorre o desfile do bloco Cordão da Bola Preta, no Centro do Rio, podem ser realizadas viagens extras.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247