Eduardo Leite decreta situação de emergência no RS após óbitos por dengue
Atualmente, 94% dos municípios gaúchos enfrentam uma epidemia de dengue
247 – Após 20 óbitos por dengue serem confirmados no Estado, o governador Eduardo Leite (PSDB) declarou na terça-feira (12) situação de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul.
De acordo com o decreto nº 57.498, a medida visa a prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população. Atualmente, 94% dos municípios gaúchos enfrentam uma epidemia de dengue.
Com a declaração de estado de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos para combater a doença com mais agilidade, sem os trâmites de uma licitação, por exemplo. O decreto ainda facilita a compra de insumos e permite que governo federal destine ao Estado recursos específicos para ações de combate à dengue.
A medida faz parte de uma série de ações do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, realizadas nos últimos dias para o controle da dengue. Para evitar o agravamento da doença, a secretaria segue reforçando que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que incluem febre alta, dor no corpo e mal-estar geral.