CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Saúde

A síndrome inflamatória ligada à Covid-19 que afeta crianças

No início da pandemia, acreditava-se que elas, de certa forma, estariam poupadas dos efeitos deletérios da doença

Criança usando máscara (Foto: Remo Casilli/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Fábio de Oliveira, da Agência Einstein - O nome é grande e complexo: Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (PIMS, na sigla em inglês). Como a nomenclatura entrega, trata-se de uma reação inflamatória grave e sistêmica que acomete crianças e está associada ao novo coronavírus. Até agora, foram descritos cerca de 200 casos no mundo. 

Os sintomas são semelhantes aos da doença de Kawasaki, condição que causa inflamação nos vasos e tem como sintomas febre alta e lesões na pele. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, os pequenos que apresentaram a PIMS testaram positivo para o Sars-Cov-2 por meio dos exames RT-PCR, que detecta a presença do vírus, ou sorológico, que mostra haver anticorpos contra o micro-organismo. “A positividade pelo PCR não foi obrigatória, mas observaram-se anticorpos para o vírus em grande parte dos casos”, explica o cardiologista pediátrico Gustavo Foronda, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de febre persistente, acima de 38° e por mais de três dias, as crianças manifestavam exantemas (erupções cutâneas) e inchaço nas mãos e nos pés, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito. Também foram constatadas em algumas ocorrências dilatação das artérias coronárias, que levam oxigênio e nutrientes para o miocárdio, o músculo do coração. “Isso também é verificado na doença de Kawasaki”, explica o cardiologista. Os casos mais graves podem evoluir com hipotensão (pressão muito baixa) e choque.

Diferentemente da doença Kawasaki, que atinge crianças abaixo dos 5 anos, a PIMS acomete preferencialmente a faixa etária acima de 10 anos. Ela também apresenta manifestações neurológicas, renais e no sangue. Marcadores que indicam inflamação se encontram elevados, como a proteína C-Reativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mortalidade ficou em torno de 1% a 2%, mas ainda é cedo para ter uma taxa real. “O mais importante é os pediatras estarem atentos com crianças que aparecerem com esse quadro”, recomenda Gustavo Foronda. “Não parece ser uma infecção aguda pela Covid-19, mas uma resposta inflamatória tardia induzida pelo vírus.” Como há menor acometimento pulmonar, o tempo passado na UTI, intubado, é mais breve se comparado com o de um paciente adulto. “Isso depende do comprometimento cardíaco e de outros órgãos”, diz o cardiologista pediátrico. 

Por qual razão as crianças seriam afetadas em menor proporção pelo novo coronavírus?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of American Medical Association (JAMA) pode ter identificado um possível fator relacionado a menor taxas de infecção pelo SARS-Cov-2 nas crianças. De acordo com o editorial publicado na revista, o estudo avaliou a expressão gênica em amostras de epitélio nasal coletadas em outro trabalho envolvendo pacientes com asma de 2015 a 2018. O tecido que constitui a mucosa do nariz é um dos primeiros locais da infecção pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores examinaram a expressão da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) na superfície celular. Uma proteína do vírus se liga à ECA2 e permite a entrada do micro-organismo nas células humanas. Entre 305 pacientes com idades de 4 a 60 anos, crianças e adolescentes (10 a 17 anos), jovens adultos (18 a 24 anos) e adultos (de 25 anos em diante) apresentaram expressão mais alta de ECA2 do que nos pequenos de 4 a 9 anos - e a expressão da ECA2 foi maior em cada faixa etária subsequente após o ajuste para gênero e asma. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda segundo o editorial do JAMA, um novo estudo do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (NIH, em inglês) vai acompanhar 6 mil crianças para determinar os fatores de risco associados ao desenvolvimento da Covid-19.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO