CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Saúde

Pesquisa mostra que 30% dos brasileiros apoiam liberdade das mulheres sobre aborto

Em 2021, o percentual de apoiadores da descriminalização total ou parcial do aborto chegou a 64%, enquanto em 2014 o valor foi de 53%

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma pesquisa internacional mostrou que somente 31% dos brasileiros concordam que "o aborto deve ser permitido sempre que uma mulher assim o desejar". Pelo ranking, o Brasil é o quinto país menos favorável à legalização total do aborto em dentre 27 países analisados pela edição de 2021 do estudo Global Views on Abortion, da Ipsos.

O estudo também fez colocou aos entrevistados outras três opções de resposta: "o aborto deve ser permitido em determinadas circunstâncias, por exemplo, no caso de uma mulher ter sido estuprada"; "o aborto não deve ser permitido em hipótese alguma, exceto quando a vida da mãe estiver em risco"; e "o aborto nunca deve ser permitido, não importando sob quais circunstâncias". O apoio dos brasileiros aos posicionamentos foi de respectivamente 33%, 16% e 8%. 13% que souberam ou não quiseram opinar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar dos números desanimadores, o Brasil registrou em 2021 o percentual mais alto de apoiadores do aborto - somando os que apoiam a descriminalização total ou parcial do procedimento. Neste ano, esse percentual chegou a 64%, enquanto em 2014, o valor foi de 53%.

A pesquisa, que ouviu também homens para coletar dados sobre questões das mulheres, mostrou que esta fatia de público é menos favorável ao aborto. A afirmação "o aborto deve ser permitido sempre que uma mulher assim o desejar" teve apoio de 50% das mulheres e de 43% dos homens.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a íntegra na BBC News Brasil.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO