CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

"Lula hoje é o líder mais respeitado do mundo, mas internamente sofre derrotas e humilhações", diz Boaventura de Sousa Santos

Sociólogo Boaventura de Sousa Santos analisa cenário político e social nacional e internacional em entrevista

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em recente entrevista ao programa Giro das Onze, da TV 247, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos analisou diversos aspectos políticos e sociais, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

"Vivemos em sociedades politicamente democráticas, mas socialmente fascistas", afirmou o sociólogo, destacando uma dicotomia presente em muitos países. No contexto brasileiro, ele apontou para a influência das igrejas conservadoras, que, segundo ele, "criaram formas de sectarismo, dogmatismo e ressentimento que veem os adversários como inimigos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Boaventura destacou ainda que "o ressentimento não permite que as pessoas enxerguem as melhorias concretas do governo Lula". Ele ressaltou a posição de destaque internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também alertou para os desafios internos que o líder enfrenta.

"Lula hoje é o líder mais respeitado do mundo, mas internamente sofre derrotas e humilhações", enfatizou o sociólogo, apontando para um cenário complexo na política brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao abordar a esfera legislativa, Boaventura de Sousa Santos observou que "o parlamento está dominado pelo capital financeiro", sugerindo uma influência desproporcional dos interesses econômicos sobre as decisões políticas.

Sobre questões econômicas, ele criticou o neoliberalismo, descrevendo-o como "a transferência de riqueza dos pobres e das classes médias para os ricos". O sociólogo argumentou que esse sistema está globalmente organizado e que qualquer desobediência é punida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, Boaventura de Sousa Santos concluiu que "a esquerda precisa voltar às favelas e periferias", sugerindo uma necessidade de maior engajamento político e social nas camadas mais marginalizadas da sociedade.

Assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO