HOME > Mundo

Coreia do Norte apresenta armamentos com inteligência artificial em nova fase de defesa

Kim Jong-un destaca avanços tecnológicos e anuncia desenvolvimento acelerado da indústria militar em exposição estatal

O líder da República Popular Democrática da Coreia Kim Jong Un (Foto: KCNA)

247 - A Coreia do Norte deu nesta semana um passo simbólico na modernização de sua indústria de defesa ao apresentar armamentos com elementos de inteligência artificial (IA) durante a exposição Desenvolvimento da Defesa do Estado-2025, segundo reportagem da agência estatal norte-coreana KCNA. O evento foi inaugurado em homenagem ao 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da República Popular Democrática da Coreia.

Segundo a KCNA, a mostra reúne as mais recentes conquistas científicas e militares do país, incluindo sistemas com IA e amostras das forças de dissuasão nuclear, núcleo estratégico do Exército norte-coreano. “Estas novidades aqui apresentadas demonstram os avanços significativos na capacidade defensiva do Estado. O arsenal foi submetido a testes no mais alto nível […] incluindo a tecnologia com inteligência artificial, cuja eficácia foi comprovada não apenas para operações atuais, mas também do ponto de vista da capacidade futura de conduzir a guerra”, afirmou Kim Jong-un durante a inauguração.

O líder norte-coreano ressaltou que os novos sistemas são capazes de responder de forma proativa às rápidas mudanças da guerra moderna. Embora os tipos específicos de armamentos apresentados não tenham sido detalhados, Kim reforçou que o país entra em uma nova fase do desenvolvimento tecnológico de defesa, com o programa estratégico do Partido prevendo o fortalecimento acelerado da capacidade militar nacional.

“Em breve, o mundo conhecerá os novos rumos definidos para a indústria de defesa e as profundas transformações que marcarão sua próxima fase de desenvolvimento”, declarou Kim Jong-un. Ele acrescentou que os mecanismos para ampliar o poder defensivo do país serão impulsionados de forma contínua e ainda mais acelerada.

De acordo com a KCNA, a exposição simboliza o avanço confiante da Coreia do Norte rumo a uma nova era de ciência e tecnologia de defesa independente, reafirmando o desejo do país de construir um Estado poderoso e próspero sob a liderança do Partido dos Trabalhadores.