CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcia Carmo avatar

Marcia Carmo

Jornalista e correspondente do Brasil 247 na Argentina. Mestra em Estudos Latino-Americanos (Unsam, de Buenos Aires), autora do livro ‘América do Sul’ (editora DBA).

52 artigos

blog

A marcha dos mais de 100 mil em defesa da educação pública e contra Milei

No protesto, foram longas as colunas de estudantes da capital federal e do interior da província de Buenos Aires, a maior do país

Manifestação popular na Argentina (Foto: Prensa Latina )
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma multidão de estudantes, ex-estudantes, professores e reitores realizou, nesta terça-feira, uma marcha em defesa da educação pública na Argentina e contra os cortes de orçamento determinados pelo governo de Javier Milei.

No primeiro trimestre deste ano, o governo reduziu em pelo menos 30% o envio dos recursos previstos para as universidades públicas. As entidades de ensino passaram, então, a reduzir o consumo de energia elétrica e imagens com estudantes estudando no escuro passaram a ser compartilhadas nas redes sociais. Professores da Universidade de Buenos Aires (UBA), que costuma estar nos rankings das melhores universidades da América Latina, tiveram a ideia da manifestação que contou com a adesão de todas as universidades federais, além de universidades privadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na marcha, foram longas as colunas de estudantes da capital federal e do interior da província de Buenos Aires, a maior do país. As manifestações em defesa da educação pública contaram com a forte adesão dos universitários de Mar del Plata, Córdoba, Rosario, entre outras cidades, marcando o mapa de protestos de Norte a Sul da Argentina.

Segundo a polícia da cidade de Buenos Aires, capital do país, cem mil pessoas participaram da concentração na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede da Presidência. Mas este número seria tímido demais diante da evidência das imagens aéreas veiculadas pelas emissoras de televisão e que levaram a estimativas de até oitocentos mil participantes, segundo a imprensa local. No dia anterior, Milei discursou pela terceira vez em cadeia nacional em seus quatro meses de governo. Disse que acabou a Era do Estado presente. As ruas, na marcha dos cem mil (ou oitocentos mil) discordaram.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO