CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcelo Zero avatar

Marcelo Zero

É sociólogo, especialista em Relações Internacionais e assessor da liderança do PT no Senado

365 artigos

blog

"Farsang" na Embaixada

'Viktor Orbán e seu embaixador não podem obstruir a Justiça do Brasil e dar refúgio a um cidadão acusado de tentar dar um golpe de Estado", diz Marcelo Zero

Embaixador da Hungria e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/X)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bolsonaro passou parte do Carnaval na embaixada da Hungria. Duas noites, mais precisamente.

Normal, não é?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muita gente faz isso. Em vez de ir para o Nordeste ou para o Rio, o sujeito se refugia em alguma embaixada, com medo do barulho e da confusão.

Além disso, em Budapeste, a bela capital da Hungria, há também carnaval. Chama-se “farsang”, e é mais tranquilo que o brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi isso. Bolsonaro trocou o carnaval pela “farsang”. Quem há de culpá-lo?

Há outras hipóteses. Pode ter se tratado de mero convite de cortesia, feito oportunamente após Bolsonaro ter seu passaporte apreendido pela polícia. Uma forma de consolá-lo. Ele buscou aconchego na cálida Hungria. Chorou suas dores ao som melancólico de Béla Bartók.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também é possível que o ex-presidente tenha sido convidado para comer uma “goulash,” a tradicional sopa fria húngara, na embaixada. Uma maneira para ele esfriar a cabeça quente e confortar o estômago fraco.

Embora não se tenha notícias, na diplomacia mundial e na culinária internacional, de visita e jantar tão alongados, não se pode menosprezar a hospitalidade húngara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Arrumaram para ele até cama e travesseiro. Teria sido a suposta “reunião protocolar” uma “festa do pijama”? Bolsonaro parece um tanto crescidinho para isso, mas até que seria bilateralmente divertido.

As más línguas, porém, tecem conjecturas outras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro, em pânico, teria intentado buscar refúgio em território sob soberania jurídica húngara, e inviolável, conforme determina a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, na eventualidade da decretação de sua prisão.

Especula-se também que tenham sido discutidos, na ocasião, entre um e outro samba de Noel Rosa, muito apreciado na Hungria, mecanismos ulteriores para sua fuga da justiça brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez um doce asilo na aprazível Budapeste. Lá, poderia, quem sabe, andar de jet-ski no Danúbio. Quiçá vender joias no mercado húngaro. Suas atividades preferidas, já que governar nunca foi seu forte.

Ironias à parte, trata-se de algo extremamente grave. O Sr. Jair Messias Bolsonaro, alvo de inquéritos da justiça do Brasil, não é um perseguido político. É um investigado da justiça. A opinião pública brasileira está perplexa com o caso.

O primeiro-ministro Viktor Orbán, que foi obviamente quem determinou a “recepção” a Bolsonaro, e seu embaixador em Brasília, Dr. Miklós Halmai, não podem obstruir a Justiça do Brasil e tentar dar refúgio a um cidadão acusado de tentar dar um golpe de Estado e que está submetido a devidos processos legais, com amplo direito à defesa.

Salientamos, a este respeito, que a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas estabelece, em seu Artigo 41, a respeito do pessoal diplomático acreditado no país, o seguinte:

1. Sem prejuízo de seus privilégios e imunidades, tôdas as pessoas que gozem dêsses privilégios e imunidades deverão respeitar as leis e os regulamentos do Estado acreditado. Têm também o dever de não se imiscuir nos assuntos internos do referido Estado.

Bolsonaro, com essa atitude covarde e irresponsável, causou danos consideráveis às relações bilaterais Brasil/Hungria. O embaixador na Hungria em Brasília foi chamado para dar explicações. Ficou, contudo, em silêncio constrangedor. Não tinha como explicar a vergonha.

Como afirmou Lula, Bolsonaro é “covardão”. E fujão, aparentemente.

Lula, inocente, se submeteu, com dignidade, à Justiça de seu país.

Bolsonaro, com óbvia consciência da sua imensa culpa, demonstra que não está disposto a isso. Vai tentar fugir, se puder.

Adora uma “farsang”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO