CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Represas das regiões Sudeste e Centro-Oeste operam abaixo do nível do pré-apagão

Neste ano, até dia 15 de setembro, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste era de 18,23%, de acordo com o último dado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do armazenamento

Usina Água Vermelha (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste alcançou o menor patamar desde a crise de 2001, quando ocorreu o maior racionamento da história do Brasil. Em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do armazenamento e, em 2001, já com programa de redução compulsória de energia, em 21,76%. Neste ano, até dia 15 de setembro, o nível era de 18,23%, de acordo com o último dado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O porcentual deve continuar em queda até novembro, quando pode romper a barreira de 10%, apontou reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Algumas hidrelétricas estão com o nível de água abaixo de 12%, como são os casos de Marimbondo, Água Vermelha, Emborcação, Nova Ponte e Itumbiara. Juntas elas representam um terço do volume de armazenamento do sistema Sudeste/Centro-Oeste, atualmente responsável por 70% do volume de todo País. 

Diretor executivo do Instituto Escolhas, uma associação que debate assuntos de sustentabilidade, Sergio Leitão destacou que, "na realidade, já estamos em racionamento porque o governo já pediu para reduzir o consumo e aumentou fortemente o preço da energia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO