CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

770 artigos

blog

Manezões acovardados terão coragem de mostrar a cara ao lado de Bolsonaro na Paulista?

A convocação para o dia 25 em São Paulo é uma arapuca para aliados que Braga Netto definiria como cagões, escreve Moisés Mendes

Ato bolsonarista esvaziado na Avenida Paulista
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A aglomeração de 25 de fevereiro em São Paulo só trará algum consolo a Bolsonaro se reunir uma multidão. E uma multidão é muito mais do que o público que ele reuniu nas últimas aglomerações, inclusive durante a campanha de 2022. 

Se reunir gente em cinco quarteirões da avenida, produzirá apenas mais um clichê sobre o copo meio cheio e meio vazio. Se fracassar e não conseguir levar 50 mil pessoas, pode sair dali habilitado a ir direto para a cadeia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro vai ter que arrasar, não só com o público, mas também com apoios de gente de peso com ou sem mandato. Terá de ver por perto, ao seu lado, para tirar a foto, celebridades da extrema direita que só foram em frente com seu apoio.

Mesmo os que se negarem a ir, por se considerarem expostos demais, como o governador Tarcísio de Freitas, terão de acenar com apoios. Devem ser acenos públicos, explícitos, ou não valerão nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o ato é considerado pacífico e legal por Bolsonaro, será normal que Tarcísio, uma criatura que deve tudo ao criador, esteja presente. Podem dizer que a manifestação será uma afronta ao Supremo, e o governador não pode estar lá.

Vale a pergunta: o risco de afronta pode comprometer a necessidade de apoio ao líder, no momento em que o governador é questionado sobre sua postura vacilante diante do drama enfrentado pelo ex-chefe?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Poderá ser uma afronta sem líderes, na maior cidade do país, no mais importante Estado, governado pelo mais poderoso herdeiro do bolsonarismo e onde o sujeito já reuniu seu maior público? 

Bolsonaro vai precisar do apoio de manezões, e a arapuca está armada. A bancada da extrema direita no Congresso, que não seria eleita sem ele no PL, vai comparecer? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sergio Moro vai? Sozinho ou com Deltan Dallagnol, que também tem atacado as decisões de Alexandre de Moraes? Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, apoiado à reeleição pelo pescador de Angra, vai se negar a retribuir o apoio do sujeito?

Valdemar da Costa Neto não pode aparecer, porque Bolsonaro está impedido de manter contato com outros investigados pelo golpe. Mas mandará um recado de apoio ao quase-preso? E Baby do Brasil vai perder a chance de anunciar o apocalipse na Paulista?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E os grandes fascistas gaúchos, todos quietos e acovardados, como bons traidores, vão marcar presença? Pilchados ou com roupa de camuflagem para a guerra? 

Braga Netto também não poderá ir, porque é investigado. Nem Augusto Heleno. Mas Eduardo Pazuello pode. Os militares que ele empregava e que ainda não são investigados não se arriscarão? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os grandes financiadores do golpe terão coragem de mostrar a cara? Quem vai se esconder e não aparecer na quaresma de Bolsonaro?

No dia 25, serão postas à prova a solidariedade e a cumplicidade de aliados com poder e fama. Alguns que se vestiam de verde-amarelo já desapareceram e são considerados traíras e descartados. E os outros que se enfiaram em tocas?

O tamanho da afronta da aglomeração vai depender do número de presentes e da qualidade do apoio. Braga Netto conhece os que considera cagões. E Bolsonaro está sabendo que não poderá juntar apenas manezinhos e patriotas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO