CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

"As tragédias ambientais são produto do modelo de desenvolvimento do capitalismo", diz José Genoíno

Ex-presidente nacional do PT analisa as causas estruturais das tragédias ambientais e destaca rápida ação de ajuda do governo federal no Rio Grande do Sul

Imagem Thumbnail
(Foto: ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao programa Conversa de Política, da TV 247, o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, comentou sobre a recente tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul e destacou a rápida ação de ajuda do governo federal. Genoíno enfatizou que "Lula agiu como chefe de estado, e como chefe de governo", liderando uma série de medidas organizadas em resposta ao desastre.

O ex-presidente do PT ressaltou a importância da presença e das ações anunciadas pelo presidente Lula, descrevendo-as como um "grande movimento de solidariedade" para amenizar os impactos da tragédia. Além disso, Genoíno apontou para as causas estruturais das tragédias ambientais, afirmando que são "produto do modelo de desenvolvimento do capitalismo, da falta de precaução, da falta de prevenção".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo suas declarações, a falta de investimento em políticas públicas, a privatização de setores-chave como energia, água e saneamento, e o sucateamento do corpo técnico do Estado contribuem para a falta de prevenção e agravam as consequências dos desastres naturais. Genoíno questionou como uma cidade como Porto Alegre não se preveniu adequadamente, apontando para a negligência na manutenção de infraestruturas vitais.

Para Genoíno, a tragédia no Rio Grande do Sul é um "desastre anunciado" resultante de uma lógica que privilegia o lucro em detrimento da segurança e bem-estar da população. Ele destacou a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre as causas estruturais que levaram a essa situação e defendeu a adoção de medidas preventivas para evitar futuros desastres.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante desse cenário, o ex-presidente do PT considerou correta a atuação do presidente Lula em coordenar a resposta ao desastre junto às autoridades locais, mas ressaltou a importância de uma discussão mais ampla sobre as medidas necessárias para evitar crises humanitárias semelhantes no futuro.

Assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO