247 – A China concluiu a construção do primeiro data center subaquático movido a energia eólica do mundo, um marco histórico no campo da tecnologia sustentável e da infraestrutura de computação verde. A informação foi divulgada pela agência Xinhua News, que destacou que o projeto foi finalizado em Xangai, no leste do país.
Segundo a reportagem, o centro de dados subaquático (UDC, na sigla em inglês) estabelece um novo padrão global de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. A estrutura foi projetada para funcionar inteiramente com energia eólica, reduzindo significativamente as emissões de carbono associadas à operação de grandes centros de processamento de dados.
A instalação subaquática utiliza o ambiente oceânico para manter temperaturas naturalmente mais baixas, o que reduz o consumo de energia necessário para o resfriamento dos servidores. Esse conceito vem sendo estudado há anos como uma forma de enfrentar o aumento da demanda global por processamento digital sem ampliar os impactos ambientais.
Com o novo projeto, a China reafirma sua liderança em inovação tecnológica voltada à sustentabilidade e se posiciona como uma das principais nações na corrida pela descarbonização da economia digital.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:





Participe da discussão