CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Afastados oito generais no Peru ligados à brutal repressão aos protestos

Desde o início das manifestações, em 7 de dezembro, mais de 60 pessoas perderam a vida e mais de 1.300 ficaram feridas

(Foto: Reuters-Denis Mayhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Actualidad RT - Oito generais da Polícia Nacional do Peru foram afastados de seus cargos por estarem ligados à violenta repressão aos protestos contra o governo de Dina Boluarte. 

A medida, que foi divulgada no boletim do jornal oficial El Peruano, é assinada pela presidente e pelo ministro do Interior, Vicente Romero Fernández.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No grupo substituído está David Villanueva Yana, chefe da região policial de Puno, que foi substituído pelo general Enrique Felipe Monroy.

Segundo o jornal La República, durante a gestão de Yana, 21 civis perderam a vida devido a disparos de fuzis AKM, arma utilizada pela Polícia Nacional, na cidade de Juliaca, em Puno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o General Luis Flores Solís, chefe da Frente Policial de Apurímac, foi substituído pelo General Nilton Santos Villalta. O jornal garante que durante sua gestão  os agentes usaram armas de longo alcance  para reprimir os protestos, deixando um saldo de sete mortos.

O Ministério Público está investigando Yana e Solís por seu envolvimento na morte dos manifestantes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais de 60 mortos

Neste fim de semana, coincidindo com os 100 dias de Boluarte no poder, milhares de pessoas participaram de uma  marcha  em Lima para exigir a renúncia da presidente, o fechamento do Congresso, eleições antecipadas e uma reforma constitucional. Embora a mobilização tenha sido pacífica, a Polícia Nacional reprimiu os manifestantes.

Segundo a pesquisa CPI Reserach, Boluarte tem um índice de reprovação de 76% dos cidadãos, enquanto mais da metade dos peruanos (51%) acredita que o Congresso deu um golpe contra Castillo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde 7 de dezembro passado, quando Boluarte assumiu o poder após a destituição do ex-presidente Pedro Castillo,  mais de 60 pessoas  perderam a  vida  e  mais de 1.300 ficaram feridas  durante os protestos antigovernamentais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO