30% dos inscritos no Mais Médicos não se apresentam, afirma Ministério da Saúde

30% dos 8.411 profissionais inscritos na primeira fase de seleção do programa Mais Médicos não compareceram aos municípios onde devem trabalhar, segundo o Ministério da Saúde; esse índice representa um desfalque de nada menos que 2.476 médicos, o que aumenta a preocupação dos municípios que perderam os médicos cubanos, após o fim do convênio do programa com o governo de Cuba; o prazo para se apresentaram termina nesta terça-feira (18)

30% dos inscritos no Mais Médicos não se apresentam, afirma Ministério da Saúde
30% dos inscritos no Mais Médicos não se apresentam, afirma Ministério da Saúde

247 - De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos 8.411 profissionais inscritos na primeira fase de seleção do programa Mais Médicos não compareceram aos municípios onde devem trabalhar. Significa dizer que 2.476 médicos selecionados, não comparecerem e têm até esta terça-feira para se apresentarem às prefeituras. Dos inscritos, 5.935, cerca de 70,5%, se apresentaram.

Desde o anúncio do fim do convênio com o governo de Cuba e a saída de seus médicos o país, a população de municípios sofrem com a falta de profissionais. De acordo com gestores municipais, 2.844 médicos aceitos no programa estavam deixando postos em equipes do programa Estratégia Saúde da Família. ]

O levantamento é do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), e aponta que, considerando outras áreas, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais, mais de 50% das vagas dos programa foram preenchidas com profissionais que já atendem pelo SUS. Assim, estão apenas trocando seus postos atuais de trabalho por outros, em busca de salários e condições mais vantajosas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247