Anac pode suspender venda de bilhetes da TAM

Agncia Nacional de Aviao Civil pede esclarecimentos sobre a pane que impediu a impresso de cartes de embarque e procovou filas nos aeroportos do pas; empresa informou que sistema s voltou por volta das 12h e que presta assistncia aos prejudicados

Anac pode suspender venda de bilhetes da TAM
Anac pode suspender venda de bilhetes da TAM (Foto: HELVIO ROMERO/Agência Estado)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai pedir esclarecimentos à diretoria da companhia aérea TAM a respeito dos problemas apresentados durante a manhã de hoje no sistema de check-in eletrônico da empresa nos principais aeroportos do País. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 5.

Ocorreu uma pane no link de conexão da Sita, empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da TAM, o que impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que está sendo feita manualmente desde o começo da manhã.

Em nota divulgada no fim da manhã, a Anac afirma que reforçou suas equipes nos principais aeroportos para verificar a prestação de assistência pela TAM aos passageiros, podendo determinar a suspensão da comercialização de passagens pela TAM para evitar mais transtornos aos passageiros. De acordo com a nota, a Anac vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos, que poderá culminar na aplicação de penalidades.

Filas

As filas no setor de check-in da empresa aérea TAM nos principais aeroportos do País ainda estavam acima do normal por volta das 12 hora. Até este horário, a TAM ainda não tinha previsão sobre quando o sistema eletrônico vai voltar a operar.

Os passageiros encontravam disponibilidade apenas no serviço Web Check-in da empresa, que está funcionando normalmente, segundo a TAM. A companhia orienta os passageiros a realizarem o check-in pelo site da empresa (www.tam.com.br), antes de se dirigirem aos aeroportos.

Em Congonhas, duas partidas programadas da TAM, uma para Salvador e outra para o Rio de Janeiro, no período entre 9h e 10 horas, registravam atrasos de mais de meia hora, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, as decolagens estavam com horários confirmados.

Normalização

O sistema de check-in da empresa aérea TAM voltou ao normal por volta das 12 horas. Em nota, a TAM lamentou os inconvenientes causados pela situação e disse que está prestando assistência aos clientes afetados.

Abaixo, a íntegra da nota:

"A TAM informa que o sistema de check-in da companhia voltou a operar normalmente após um problema no link de conexão da SITA (empresa provedora de tecnologia). A companhia está prestando toda a assistência aos clientes afetados e lamenta os inconvenientes causados pela situação. Os passageiros que preferirem também podem realizar o check-in pelo site da empresa (www.tam.com.br), antes de se dirigirem aos aeroportos."

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247