Apagão em Brasília pode durar até 5 horas

Falhas na geradora Furnas, responsvel pelo abastecimento energtico de parte do Plano Piloto, deixaram vrias regies de Braslia no escuro; problema foi causado pelo rompimento de cabos de conexo s 13h12; Setor Comercial Sul e Setor Hoteleiro Sul devem ficar sem energia at as 18h15.

Apagão em Brasília pode durar até 5 horas
Apagão em Brasília pode durar até 5 horas (Foto: Leonardo Arruda/247)

Natalia Emerich _Brasília247 – Parece que a terça-feira (6) não está para luz. Pela manhã a população do Distrito Federal foi surpreendida com um céu nublado e chuva em algumas regiões, isso depois de 10 dias de sol intenso. De tarde foi a vez de um apagão, causado por um desligamento na central de Furnas, deixar várias áreas da capital no escuro. Falta eletricidade e sobram transtornos. A situação nas vias públicas sinalizadas com semáforos está caótica. Com o apagão, trabalhadores tiveram que abandonar o serviço.

A queda geral de energia elétrica afetou o setor Sul do Plano Piloto, mas a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que a falta de luz não se limita à Asa Sul, aonde se encontra o Setor Comercial Sul. Parte do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), da Octogonal, do Cruzeiro Novo e do Sudoeste também estão sem luz.

De acordo com a CEB, o problema foi um desligamento na subestação de Furnas, que distribui a energia que abastece parte do Distrito Federal. Em nota oficial publicada à imprensa nesta tarde, Furnas informou que houve um "rompimento nos cabos de conexão da Linha de Transmissão em 34,5kV SE2 / BG 1" às 13h12. A linha é justamente a que liga a subestação SE2, de propriedade da CEB, à Subestação Brasília Geral, de propriedade de Furnas.

Ainda de acordo com a nota, a pane causou a interrupção no fornecimento de 169MW e afetou o suprimento à CEB, nas subestações que abastecem áreas do setor Sul. Segundo o Texto, quipes técnicas estão no local para avaliar as causas do ocorrido e proceder os reparos necessários.

Por volta das 16h, a geradora Furnas reestabeleceu a trasmissão para Brasília. A assessoria da CEB afirma que os reparos ainda estão sendo feitos em Furnas. Ainda segundo a assessoria, os últimos a terem a energia reestabelecida serão o Setor Hoteleiro Sul e o Setor Comercial Sul, o que deve ser feito até às 18h15.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247