CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Aras substitui Duprat no Conselho de Direitos Humanos por apoiador de Bolsonaro

Aílton Benedito é conhecido por postagens em redes sociais em que relativiza a violência policial, manifesta apoio a Jair Bolsonaro e chama militantes de esquerda de "esquerdopatas"

Augusto Aras (Foto: Pedro França/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Crítica contundente dos abusos do governo Jair Bolsonaro, a subprocuradora-geral da República, Deborah Duprat, foi destituída do cargo que ocupava no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), pelo procurador-geral da República Augusto Aras.

O conselho era vinculado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), comandado por Damares Alves. Duprat era a atual vice-presidente do órgão e deveria assumir a presidência da entidade no ano que vem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aras informou ao conselho que ele vai ocupar a vaga do Ministério Público Federal (MPF) no conselho e que, em suas ausências, quem irá é o secretário de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral da República (PGR), Aílton Benedito, conhecido por postagens em redes sociais em que relativiza a violência policial, manifesta apoio a Jair Bolsonaro e, frequentemente, chama militantes de esquerda de "esquerdopatas".

A decisão de Aras não foi bem recebida pelos membros do conselho, e o atual presidente, Leonardo Pinho, pediu esclarecimentos à PGR. Segundo ele, a "coincidência" entre o pedido da ministra Damarespara que Duprat não assumisse o comando do Conselho e a sua substituição chama atenção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Essa indicação vem logo depois de ele (Aras) receber um ofício da Damare solicitando que a PGR abrisse mão da presidência. Essa questão é, no mínimo estranha. Então a PGR tirou a Deborah Duprat para depois abrir mão do comando da entidade? Isso precisa ser explicado", disse Pinho, em entrevista ao O Globo.

Deborah Duprat é chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do MPF, que tem forte atuação na defesa dos direitos humanos, o que a levou a ser alvo de críticas das bancadas da bala e evangélica no Congresso Nacional.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO