Armas de fogo causaram 71% dos homicídios no Brasil

Armas de fogo causaram 71,1% das 62.517 mortes no Brasil em 2016; esse total representa um recorde histórico: o país atingiu a taxa de 30 assassinatos para cada 100 mil habitantes; a taxa de homicídios é 30 vezes a da Europa, segundo dados do Atlas da Violência 2018, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados do Ministério da Saúde; nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam a vida vítimas de violência no Brasil

arma de fogo
arma de fogo (Foto: Paulo Emílio)

247 - Armas de fogo causaram 71,1% das 62.517 mortes no Brasil em 2016, informa Emilly Dulce, no Brasil de Fato. Esse total representa um recorde histórico: o país atingiu a taxa de 30 assassinatos para cada 100 mil habitantes. A taxa de homicídios é 30 vezes a da Europa. Os dados são do Atlas da Violência 2018, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados do Ministério da Saúde.

Nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam a vida vítimas de violência no Brasil. Para David Marques, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, "quando se fala em violência, a gente pode falar em termos de vulnerabilidades, ou seja, de ausências de bens que poderiam, por exemplo, ser fornecidos pelo Estado. Tradicionalmente, a gente trabalha no Brasil com políticas que são meramente reativas ao fenômeno do crime e da violência, muito na chave da repressão. Hoje, a grande necessidade é qualificar as políticas repressivas que temos e construir políticas de prevenção da violência, que se antecipem a ocorrência desses crimes."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247